Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam uma fazenda, na terça-feira (9), na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia. Enquanto o grupo afirma que local é improdutivo, o Governo Federal rebateu, afirmando se tratar de um espaço destinado a estudos.
A propriedade ocupada abriga a estação de zootecnia da Comissão Executiva da Lavoura de Cacau (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.
Leia também:
Segundo o órgão, no local estão sendo realizados experimentos com leguminosas na dieta de animais, como vacas, bois e cavalos. Servidores trabalham na fazenda, que é ocupada ainda por equipamentos e laboratórios.
No momento, os funcionários que trabalham na fazenda aguardam as instruções do Governo Federal sobre o que fazer e como reagir à ocupação. Todos estão sendo mantidos na área interna da propriedade. Não há detalhes da quantidade de pessoas.
MST ocupa área da fazenda
O MST informou que 400 trabalhadores estão ocupando a área externa do terreno. Em nota enviada, a entidade explicou que a ação faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, marcada para acontecer neste mês de abril.
O movimento relembra ainda o massacre do Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996. Na ocasião, 19 trabalhadores foram mortos no Pará.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!