Um peixe invasor foi capturado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado em Morro de São Paulo, um destino turístico baiano localizado na Ilha de Tinharé. Segundo a secretaria, o Peixe-leão é extremamente venenoso e pode causar desequilíbrio no ecossistema marinho.

O Peixe-leão, nativo da região indo-pacífico, foi registrado no Brasil pela primeira vez em 2014, no Rio de Janeiro. A captura em Morro de São Paulo ocorreu no dia 14 de fevereiro deste ano, e o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passará por estudos.
Leia também:
"É um animal muito perigoso para o equilíbrio do ecossistema, por ser um peixe muito voraz e que se multiplica e cresce em taxas muito rápidas", explicou o biólogo Eduardo Barros, da SEMA, ao g1.

Confira algumas curiosidades sobre a espécie do peixe invasor:
- tem o corpo listrado de branco, vermelho, laranja, marrom e preto;
- tem cerca de 18 espinhos;
- pode crescer até 30 cm;
- não tem predadores no Brasil;
- pode consumir até 20 peixes em apenas 30 minutos;
- se reproduz rapidamente e consegue colocar até 30 mil ovos de uma vez.
Apesar de ser venenoso, as substâncias presentes no Peixe-leão não são fatais para pessoas saudáveis. Ele pode causar dor local, náusea e bolhas. Caso um banhista seja ferido, as recomendações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) são:
- passar água quente no local afetado para dificultar a ação do veneno;
- procurar atendimento médico o mais rápido possível para receber o tratamento adequado.
Em caso de pesca acidental, a recomendação é que o Peixe-leão não seja devolvido à água. Deve-se colocar o dedão na boca do peixe e, com a outra mão, cortar cuidadosamente os espinhos.
Ainda conforme a Secretaria de Meio Ambiente (Seman), serão realizadas análises para entender as rotas que possibilitaram a chegada do peixe à Bahia, além da elaboração de um plano emergencial para conter sua disseminação.

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
