
Para quem gosta de futebol, é indispensável ter ao menos um simulador do estilo no seu console favorito. A cada ano, os dois títulos mais famosos do gênero vêm disputando em termos de inovação, com a intenção de conquistar os milhões de fãs. Esta concorrência gera uma melhoria contínua, o que é ótimo para os jogadores. E esse embate é antigo: a franquia FIFA é publicada anualmente desde 1995 pela EA Sports, enquanto o primeiro PES foi lançado pela Konami em 2001.
Comparando a evoluçãoAs versões de 2014 dos dois jogos foram comparadas exaustivamente. O PES foi criticado por sua mudança na mecânica de jogo e acabou perdendo uma grande fatia do mercado devido aos bugs e erros na física do game. Apesar disso, o gerenciamento de time é considerado melhor e mais complexo do que o do seu concorrente. Já o FIFA acabou recebendo críticas por ter se tornado bem mais difícil com as mudanças na jogabilidade, que está mais lenta e com um tempo de resposta demorado. Mas, mesmo com essas avaliações negativas, foi bem recebido de forma geral.
O que esperarO FIFA 2015 fez sua estreia nos consoles em setembro deste ano, saindo na frente com meses de antecedência em relação ao seu concorrente, e faturando o primeiro lugar em vendas na semana de seu lançamento. Porém, a pressa para se destacar acabou acarretando em alguns problemas, e a EA precisou lançar uma série de atualizações para corrigir tudo. Em uma visão geral, o jogo apresenta gráficos mais realistas, mecânica fluida e menus intuitivos, mas peca na fidelidade dos jogadores e clubes. Muitos licenciamentos não foram feitos a tempo, o que criou uma certa revolta nos fãs que esperavam ver um simulador fiel e acabaram se deparando com cópias genéricas.
 |
---|
O PES 2015 estreou em novembro, devido a complicações com os contratos de imagem dos jogadores e clubes. Pode-se esperar uma grande fidelidade ao atual cenário do futebol, principalmente após o anúncio da Konami prometendo atualizações semanais de acordo com o desempenho das equipes reais. A mecânica de jogo foi otimizada e apresenta uma melhora considerável em todos os aspectos gráficos e mecânicos no demo do jogo.O modo de jogo online MyClub também foi adicionado, para competir com o sistema do concorrente. Apesar da novidade, a opção de usar dinheiro real para comprar jogadores causou polêmica, o que pode desequilibrar as partidas. Não serão todos os gamers que poderão ou irão querer investir mais dinheiro para formar o "time dos sonhos".
Concluindo: para quem preza pela jogabilidade e simplicidade, o FIFA é o título mais indicado. No entanto, se a fidelidade aos jogadores e clubes é prioridade, o PES não vai te decepcionar. Diante desse esforço para se manter na liderança de vendas, quem sairá ganhando serão os fãs, que terão dois jogos cada vez mais aprimorados e atualizados.