Seis candidatos concorrem à Prefeitura Salvador nas eleições de 2024. Eles tiveram os nomes lançados pelos partidos, coligações e federações que representam, durante convenções partidárias realizadas na capital baiana. Ao todo, são cinco homens e uma mulher.
Saiba mais sobre os candidatos à Prefeitura de Salvador em 2024
Bruno Reis (União Brasil)
Advogado, Bruno Reis tem 47 anos e é atual prefeito de Salvador. Ele é professor, pós-graduado em finanças e mestre em desenvolvimento e gestão social.
Leia também:
Foi por duas vezes deputado estadual, vice-prefeito na gestão de ACM Neto, além de comandar várias secretarias municipais antes de se tornar prefeito da capital baiana em 2020.
Bruno Reis teve a candidatura à reeleição oficializada no dia 25 de julho. Com ele, estará a professora, advogada e administradora Ana Paula Matos, do PDT. Ela deixou o cargo de secretária municipal de Saúde para poder disputar as eleições deste ano.
Eslane Paixão (Unidade Popular)
Presidente estadual da Unidade Popular (UP), Eslane Paixão tem 31 anos e fez parte da ocupação Luiza Mahin na luta por moradia. Ela foi responsável por coletar assinaturas para legalizar o partido.
A candidatura de Eslane foi oficializada no dia 4 de agosto. Na ocasião, Giovana Ferreira foi anunciada como candidata a vice-prefeita de Salvador.
Giovana Ferreira, moradora do bairro da Liberdade, em Salvador, é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario. Ela também é responsável pela construção da ocupação Casa Preta Zeferina, que auxilia mulheres vítimas de violência.
Geraldo Júnior (MDB)
Geraldo Júnior (MDB) deixou o cargo de vice-governador da Bahia para se candidatar à Prefeitura de Salvador. A oficialização aconteceu no dia 4 de agosto.
Aos 55 anos, Geraldo Júnior é radialista, advogado e pós-graduado em processo civil. O candidato já foi vereador de Salvador e secretário municipal na gestão do ex-prefeito, ACM Neto, do então Democratas. Em 2022, mudou de base política, e, no ano seguinte, foi eleito vice-governador do estado na chapa com Jerônimo Rodrigues, do PT. Esta é a primeira vez que Geraldo concorre à prefeitura de Salvador.
Para assumir o posto de vice, Fabya Reis, do PT, foi anunciada como candidata. Administradora, ela tem mestrado em sociologia e é pós-doutora em ciências sociais. Fabya Reis deixou a administração da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para disputar o cargo na prefeitura da capital.
Giovani Damico (PCB)
A candidatura de Giovani Damico (PCB) aconteceu no dia 1 de agosto. Ele tem 31 anos e nasceu no município de Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo. Ele mora na capital baiana desde os 3 anos de idade.
Geógrafo e professor da rede básica estadual de ensino, iniciou a militância no Movimento Estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ajudou a fundar um dos núcleos da União da Juventude Comunista, em Salvador.
Giovani foi candidato a vereador de Salvador em 2020 e também concorreu ao Governo do estado da Bahia nas eleições de 2022. Cheyenne Ayalla é a candidata a vice-prefeita. Ela é estudante e militante do PCB e da UJC desde 2020, já tendo participado do pleito com a candidatura de Deputada Federal em 2022.
Kleber Rosa (Partido Socialismo e Liberdade - PSOL)
Kleber Rosa é cientista social, ativista do movimento negro, mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB, atual coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), e ex-candidato a governador da Bahia pelo PSOL nas eleições de 2022.
Como vice na chapa, os delegados e delegadas do Congresso Municipal do PSOL Salvador escolheram Miralva Alves Nascimento, mais conhecida como “Dona Mira”, educadora popular e coordenadora do Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB).
A oficialização dos nomes dos dois aconteceu no dia 26 de julho, durante convenção.
Victor Marinho (PSTU)
Victor Marinho tem 26 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e é pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx —Faced/Ufba). Ele participa do movimento estudantil e integra o Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista.
Candidato à Prefeitura de Salvador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o nome de Victor foi oficializado no dia 27 de julho.
O candidato ao cargo de vice-prefeito é o carteiro aposentado Edson Santana.
Silvano Alves (PCO)
Silvano Alves tem 49 anos, se autoafirma pardo, é solteiro e é natural de Montes Claros (MG). Ele já atuou como taxista e motorista particular, mas atualmente exerce a função de trabalhador da construção civil.
O candidato tem o ensino fundamental completo e concorre ao cargo de prefeito de Salvador pela primeira vez. Antes, ele já foi candidato a 1º suplente a senador em 2022, candidato a vice-governador em 2018, candidato a vereador em 2012 e candidato a deputador federal em 2006. Não foi eleito em nenhuma das tentativas.
O candidato a vice-prefeito é Roque Júnior (PCO).
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!