Três dos sete dos candidatos à Prefeitura de Salvador participaram, na noite desta quinta-feira (3), do último debate da disputa eleitoral realizado pela TV Bahia, em Salvador. Os postulantes Bruno Reis (União), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL) foram os únicos convidados, já que são os únicos cujos partidos, federações ou coligações possuem o mínimo de cinco representantes no Congresso Nacional. Entretanto, o candidato Bruno Reis não compareceu ao debate. A mediação foi realizada pela jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo.
Este foi o último confronto de ideias entre os políticos antes do primeiro turno das eleições municipais. O debate teve cerca de uma hora e meia e foi divido em quatro blocos: o primeiro com temas livres, o segundo com perguntas feitas pelos jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia, o terceiro com perguntas gravadas pelos eleitores e por fim, perguntas com temas livres. Ainda no quarto bloco, cada candidato fez suas considerações finais.
Leia também:
1º Bloco
No primeiro bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. Bruno Reis (União Brasil) seria o primeiro a perguntar no debate, mas como não compareceu, o candidato Kleber Rosa (Psol) deu continuidade ao debate com uma pergunta para Geraldo Júnior (MDB). O candidato do Psol questionou sobre o plano para a preservação do meio ambiente em Salvador.
Em sua resposta, Geraldo atacou Bruno por não estar presente no último debate antes da votação e prometeu estabelecer uma política de preservação através da justiça social. "Nós vamos estabelecer uma política pública que venha, acima de tudo, a Justiça ambiental [se torne] um [compromisso] das pessoas. Esse tema não é só dos ambientalistas, esse tema é da cidade, da sociedade, da imprensa e vamos estabelecer isso", afirmou o candidato do MDB.
Kleber aproveitou a oportunidade para criticar política de meio ambiente até então realizada e atacou o partido do adversário. Na tréplica, Geraldo prometeu estabelecer projetos de revitalização de parques, como o Pituaçu e Abaeté.
Ainda no primeiro bloco, o candidato Geraldo Júnior, que também atacou Bruno reis pela ausência, questionou Kleber Rosa sobre as ações para a segurança pública em Salvador. O candidatado do Psol admitiu o desafio de gerir a segurança pública na capital, pontuou as mazelas do racismo neste processo e enfatizou a importância de construir políticas de segurança voltadas para as mulheres.
"É muito importante que a agente tenha políticas de proteção a vida das mulheres. Para mim falar de segurança pública em Salvador é enfrentar o racismo na concepção de segurança pública e falar da necessidade proteger a vida das mulheres", afirmou Kleber.
2º Bloco
No segundo bloco do debate, os jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia, Alan Oliveira, do iBahia, e Andrea Silva, da Rede Bahia, fizeram perguntas aos candidatos com temas determinados. A ordem de quem perguntou e de quem respondeu foi decidida previamente na presença dos assessores dos candidatos.
O candidato Geraldo foi questionado pelo jornalista do iBahia sobre as propostas de segurança trazidas por ele e a fé nos mecanismos do estado para tratar desta questão. Em sua resposta, o candidato do MDB contornou a situação afirmando que a segurança pública é um compromisso de todos.
"Este é um compromisso de todos. Nós vamos continuar o enfrentamento ao crime organizado. Nós vamos valorizar cada dia que passa nossos homens e mulheres da Polícia Militar, Civil, Corpo de bombeiros e Departamento de Polícia Técnica", prometeu Geraldo.
Ao candidato Kleber Rosa, o questionamento feito por Andrea Silva foi sobre a promessa do candidato de aumentar para 25% os investimentos em saúde e acabar com os contratos terceirizados.
Em sua resposta, candidato afirmou que Salvador possui uma economia forte, o que possibilita os investir sem onerar os cofres públicos. "O problema de Salvador não é falta de dinheiro, é má gestão. Nós vamos cuidar da saúde aplicando de forma republicana os recursos do SUS", argumentou o candidato do Psol.
3º Bloco
No terceiro bloco do debate, os candidatos tiveram que responder perguntas gravadas pelo público e sorteadas na hora. A primeira pergunta sorteada foi da espectadora Shirley Guerra, do bairro de São Caetano, que quis saber os planos de Geraldo Júnior para o transporte público de Salvador. A ordem de quem responde e comenta as respostas foi escolhida previamente.
Geraldo Júnior relembrou os projetos de mobilidade que realizou com o governo do Estado e prometeu integrar o transporte público de Salvador de forma mais eficiente, além de restaurar linhas encerradas. Em seu comentário, o candidato Kleber Rosa enfatizou, mais uma vez, sua proposta de tarifa zero para a população.
O espectador Uelson Leão, do bairro de Alto das Pombas, questionou quais eram os planos de Kleber Rosa para arte, cultura e lazer na capital baiana. Em sua fala, Kleber enfatizou as raízes que tem nos bairros periféricos de Salvador e prometeu o estabelecimento de um programa que conecte o jovem periférico a espaços culturais.
4º Bloco
No último bloco do debate, Kleber Rosa questionou o apoio de Lula a Geraldo, que se esquivou da pergunta. Apesar disso, o candidato do MDB pontuou que já possui o apoio do atual presidente do Brasil. Em sua réplica, Kleber continuou a atacar o adversário e afirmou que o olhar para o passado é um dos motivos para que continuasse na vida política.
Geraldo questionou Kleber sobre as medidas que serão tomadas para dar assistência educacional para a população. O candidato do Psol afirmou que, por ser professor e oriundo das instituições públicas, irá priorizar o respeito ao piso salarial dos professores e fortalecerá a educação de jovens e adultos na capital baiana.
Considerações finais
Em suas considerações finais, o candidato Kleber Rosa criticou Geraldo Júnior pelo que chamou de "contradição". Com a afirmação, o candidato do Psol fez referência ao fato de que Geraldo mudou de lado político em 2022, ao se aliar a Jerônimo Rodrigues (PT).
"Eu não vou deixar de registrar que o candidato Geraldo vive uma contradição da qual não é capaz de sair. Porque ele sustentou toda a política calista e é difícil a pessoa que viveu tudo isso, que deu aval, ter legitimidade para fazer criticas. Você tem a esquerda de verdade. A esquerda de verdade tem projeto nessa cidade. Quero garantir que no dia 6 de outubro nós vamos fazer história", declarou Kleber.
Já Geraldo Júnior, usou o espaço de suas considerações finais para mais uma vez atacar Bruno Reis e reafirmar a aceitação que tem com o público de esquerda.
"Fomos aceitos, eu e o meu partido, quando vencemos a eleição nacionalmente e aqui no estado. Eu [e o] governador estabelecemos a política de enfrentamento ao crime organizado, mas nós vamos estabelecer também ao lado do enfrentamento ao crime organizado, políticas de cidadania, da cultura da paz, porque Lula é 15 em Salvador", enfatizou o candidato.
Debate das afiliadas da Rede Bahia
Em operação simultânea ao debate na capital, a Rede Bahia promoveu confrontos de ideias em algumas das maiores cidades do estado: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Juazeiro. Confira o abaixo o esquema preparado para cada cidade:
Feira de Santana: o debate aconteceu na sede da TV Subaé, no bairro do Centro. Já a mediação foi feita pela jornalista Camila Marinho. Foram convidados os candidatos José Ronaldo (União) e Zé Neto (PT). O programa teve duração de 1h.
Vitória da Conquista: o debate ocorreu na sede da TV Sudoeste, no bairro do Centro. A mediação foi realizada pela jornalista Georgina Maynart. Foram convidados os candidatos Dr. Marcos Adriano (Avante), Lúcia Rocha (MDB), Sheila Lemos (União) e Waldenor (PT). O programa teve duração de 2h.
Itabuna: o debate aconteceu na sede da TV Santa Cruz, no bairro de Fátima. A mediação foi feita pelo jornalista Fernando Sodake. Foram convidados os candidatos Augusto Castro (PSD), Chico França (PL), Isaac Nery (PDT), Pancadinha (Solidariedade) e Professora Cleonice Monteiro (Rede). O programa teve duração de 2h.
Barreiras: o debate ocorreu na sede da TV Oeste, no bairro Vila Dulce. A mediação foi realizada pelo jornalista Ricardo Ishmael. Foram convidados os candidatos Danilo Henrique (PP), Otoniel (União) e Tito (PT). O programa teve duração de 1h20.
Juazeiro: o debate ocorreu na sede da TV São Francisco, no bairro Santo Antônio. A mediação foi realizada pelo jornalista Mauro Anchieta. Foram convidados os candidatos Andrei (MDB), Celso Carvalho (PSD), Márcio Jandir (PP) e Suzana Ramos (PSDB). O programa teve duração de 2h.
- Primeiro bloco
Os candidatos farão perguntas entre si, com temas livres.
- Segundo bloco
Os candidatos vão fazer perguntas entre si, com temas determinados.
- Terceiro bloco
Os candidatos farão perguntas entre si, com temas livres.
- Quarto bloco
Os candidatos vão fazer perguntas entre si, com temas determinados, além das considerações finais.
De acordo com Henrique Mendes, coordenador da cobertura eleitoral da Rede Bahia, os confrontos de propostas na TV Bahia e suas afiliadas marcarão o fim de um ciclo de 14 debates realizados pela Central de Eleições da Rede Bahia.
"Levamos ao público uma cobertura multimeios com debates no rádio, nos sites e agora na televisão. É uma cobertura histórica para permitir que eleitores tenham todas as informações que importam para um voto consciente no dia 6 de outubro", afirma.
Eleições 2024
O 1º turno das eleições 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. A votação será aberta a partir das 8h, considerando o horário de Brasília. Os eleitores terão até as 17h para registrar as escolhas.
Em caso de 2º turno, as urnas voltam a operar no dia 27 de outubro, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!