O Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal (PF), ambos de Ilhéus, no sul da Bahia, divulgaram um número de telefone com WhatsApp para denúncias de compra de voto, nas eleições de 2024, em Ilhéus, Itabuna e região sul da Bahia.
Segundo as instituições, o animato do denunciante será garantido. As pessoas podem gravar vídeo, áudio ou encaminhar uma mensagem relatando a proposta de compra de voto para o número (71) 9258-0158.
Leia também:
O crime de compra de voto está previsto no Artigo 299 do Código Eleitoral e é punido com pena de reclusão de até quatro anos.
Compra de votos gera distorção da vontade popular, diz MPE
De acordo com o MPE, quando os eleitores são seduzidos por promessas de benefícios materiais, suas decisões passam a ser guiadas por interesses imediatos, ao invés de refletirem suas verdadeiras crenças ou as necessidades da comunidade.
Essa dinâmica pode resultar na eleição de representantes que carecem de compromisso com o bem-estar público, favorecendo interesses pessoais ou de grupos específicos.
Além disso, a prática da compra de votos contribui para um ciclo de corrupção e desconfiança nas instituições democráticas. Eleitores que optam por vender seus votos frequentemente se sentem desencantados com o sistema político, convencidos de que suas opiniões não têm valor. Isso pode levar a uma redução na participação nas eleições e à marginalização de questões sociais cruciais.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!