icone de busca
iBahia Portal de notícias
Eleições 2024

Eleições 2024: candidatos têm treze dias para prestação de contas

Candidatos e partidos que concorreram no 1º turno das Eleições 2024 devem prestar contas até 5 de novembro

foto autor

Nanci Souza

23/10/2024 às 18:15 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Os partidos, candidatas e candidatos que participaram do primeiro turno das Eleições Municipais 2024 deverão prestar contas dos valores arrecadados e dos gastos efetuados até o dia 5 de novembro. O prazo é estabelecido em lei e foi divulgado nesta terça-feira (23) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).


				
					Eleições 2024: candidatos têm treze dias para prestação de contas
Candidatos e partidos que concorreram no 1º turno das Eleições 2024 devem prestar contas até 5 de novembro. ​Foto: Divulgação

O prazo de 30 dias após a realização do pleito para a prestação de contas é estabelecido pela Lei nº 9.504/1997 e pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nº 23.607/2019.

Leia também:

No mesmo prazo, candidatas, candidatos e partidos que disputarão o segundo turno deverão informar à Justiça Eleitoral as doações e os gastos realizados em favor das candidatas ou dos candidatos eleitos no primeiro turno.

Prestação de contas do 2º turno

Já os partidos, candidatas e candidatos que disputar o segundo turno devem prestar contas até o 20º dia após o segundo turno. Além deles, os órgãos partidários vinculados à candidata ou candidato do 2º turno, ainda que coligados, em todas as esferas; e também os Órgãos partidários que efetuem doações ou gastos para candidaturas concorrentes no 2º turno.


				
					Eleições 2024: candidatos têm treze dias para prestação de contas
Candidatos e partidos que concorreram no 1º turno das Eleições 2024 devem prestar contas até 5 de novembro. Foto: Reprodução/ TSE

Comprovação de entrega das contas

A prestação de contas dos valores arrecadados e dos gastos realizados nas campanhas devem ser feitos por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

No entanto, as contas só serão consideradas oficialmente prestadas após a entrega dos documentos em mídia física (HD ou pen drive) ou pelo Sistema de Entrega de Mídia Eletrônica (Sieme).

Consequências da não prestação

Aqueles que não realizarem a prestação de contas final poderão ter como consequência o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura (4 anos). Após esse período, a restrição permanece até que as contas sejam apresentadas.

Já para os partidos, a omissão pode levar à perda do direito de recebimento da quota do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), além do cancelamento do registro ou suspensão da anotação do órgão partidário.

Foto do autor
AUTOR

Nanci Souza

AUTOR

Nanci Souza

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Eleições 2024