O número eleitores com 16 e 17 anos teve um crescimento de mais de 42% na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Essa é a primeira vez que esse grupo irá exercer o direito ao voto nas eleições.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, 126.612 jovens de 16 e 17 anos estavam habilitados a participar do pleito em todo o estado. Este ano, esse número saltou para 193.327, um aumento de 52,69%, que reflete o crescente interesse dos jovens em exercer a cidadania.
Leia também:
Eleitores jovens: Itabuna acompanha tendência de alta
Na cidade de Itabuna, o cenário é similar. Em 2020, 767 adolescentes com 16 e 17 anos estavam aptos a votar. Em 2024, esse número subiu para 1.094 jovens eleitores - ou seja, um aumento de 42,63% - refletindo o sucesso das ações voltadas ao engajamento da juventude no processo eleitoral.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 27ª Zona, Yuri Maciel Bastos, uma das razões para esse aumento foi a parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e as secretarias estaduais de Educação (Sec) e Administração (Saeb), com o Serviço de Atendimento ao Cidadão Itinerante (SAC). "O TRE/BA realizou um atendimento itinerante voltado ao jovem eleitor em Itabuna, em parceria com o SAC, entre os dias 22 e 26 de abril, no CIEBTEC", explica Yuri.
Durante o projeto "TRE em Todo Lugar", diversos serviços foram oferecidos aos jovens, como o alistamento eleitoral, o recadastramento biométrico e a emissão de certidões de quitação eleitoral. Em Itabuna, a iniciativa resultou em 165 novos títulos eleitorais, duas transferências e 12 revisões de inscrições eleitorais, demonstrando o impacto positivo dessas ações.
Eleições 2024: confira como consultar o local de votação
A eleitora ou o eleitor já pode consultar, de forma rápida e fácil, onde vai votar no 1º turno (6 de outubro) e em um eventual 2º turno (27 de outubro) do pleito – que pode vir a ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores.
O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, e o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam serviços para quem deseja consultar a zona e a seção eleitoral onde deve votar.
O aplicativo da Justiça Eleitoral e a página do TSE trazem, inclusive, os novos locais de votação de eleitoras e eleitores que pediram a transferência temporária de onde votam originariamente.
Passo a passo
Para conferir o local de votação, acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu "Serviços eleitorais", na barra superior da página. Depois, acesse "Local de votação/zonas eleitorais" e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em "Entrar".
As páginas dos respectivos tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de um espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.
E-Título
Já o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!