icone de busca
iBahia Portal de notícias
Decisões monocráticas

Senadores baianos votam a favor da PEC que limita o poder do STF

PEC 8/2021 limita decisões individuais de ministros do STF e outros tribunais superiores

foto autor

Mari Leal

23/11/2023 às 14:21 • Atualizada em 23/11/2023 às 14:41 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Os senadores baianos Jaques Wagner (PT), Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD) votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais superiores.


				
					Senadores baianos votam a favor da PEC que limita o poder do STF
Roque Sá/Agência Senado

O texto recebeu 52 votos favoráveis e 18 contrários em dois turnos de votação.

Leia também:

De acordo com o blog da jornalista Natuza Nery, do g1, a postura favorável de Jaques Wagner foi decisiva para a aprovação do texto, já que sua postura influenciou o voto de pelo menos outros cinco senadores, entre eles os baianos e a senadora Mara Gabrilli (SP).

Apresentado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o texto veda a concessão de decisão monocrática que suspenda a eficácia de lei. Decisão monocrática é aquela proferida por apenas um magistrado — em contraposição à decisão colegiada, que é tomada por um conjunto de ministros (tribunais superiores) ou desembargadores (tribunais de segunda instância).

Senadores decidiram retirar da proposta trecho que estabelecia prazos para os pedidos de vista.

Saiba mais sobre a PEC 8/2021:

Recesso do Judiciário: No caso de pedido formulado durante o recesso do Judiciário que implique a suspensão de eficácia de lei, será permitido conceder decisão monocrática em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável, mas o tribunal deverá julgar esse caso em até 30 dias após a retomada dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia da decisão.

Criação de despesas: Processos no Supremo Tribunal Federal (STF) que peçam a suspensão da tramitação de proposições legislativas ou que possam afetar políticas públicas ou criar despesas para qualquer Poder também ficarão submetidas a essas mesmas regras.

Decisões cautelares: A PEC estabelece que quando forem deferidas decisões cautelares — isto é, decisões tomadas por precaução — em ações que peçam declaração de inconstitucionalidade de lei, o mérito da ação deve ser julgado em até seis meses. Depois desse prazo ele passará a ter prioridade na pauta sobre os demais processos.

Foto do autor
AUTOR

Mari Leal

AUTOR

Mari Leal

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Política