A discussão acerca do Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, até em casos de estupro, está agitando o Brasil nessas últimas semanas.
O Projeto de Lei foi proposto pelo deputado federal Sóstenes Calvalcante (PL-RJ) e está dividindo opiniões, tanto a favor quanto contra. Dentro desse contexto, alguns famosos foram às redes sociais para opinar sobre o assunto. Veja a lista abaixo:
Leia também:
Luana Piovani
A atriz se manifestou nas redes sociais, em parceria com a campanha "Nem Presa Nem Morta", afirmando que o projeto tem potencial de levar à criminalização a interrupção da gravidez fruto de violência.
Débora Bloch
Por meio das redes sociais, a atriz Débora Bloch, afirmou que "Este projeto de lei nada mais é do que um incentivo ao estupro", e ressaltou que crianças vítimas de violência sexual perderiam o direito ao aborto legal, já que é mais difícil identificar a gravidez em crianças.
Paulo Vieira
O ator e comediante Paulo Vieira, por meio da rede social X (antigo Twitter), afirmou que o projeto é considerado uma "desgraça", pois culpabiliza a mulher e não o estuprador.
a pessoa é estuprada
— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) June 12, 2024
aí ela fica grávida
aí ela faz um aborto do estupro
aí ela é PRESA
aí,se o estuprador for preso,ele pega 6 anos
ela pode pegar 20 ANOS DE PRISÃO!
a vida de uma mulher vale menos que a de um estuprador
isso é um resumo dessa desgraça de PL #PL1904Não
Ana Paula Padrão
A jornalista Ana Paula Padrão, por meio de um vídeo divulgado no Instagram, lembrou que mais de 75 mil mulheres são estupradas por ano no Brasil e, por isso, há uma dificuldade em concluir inquéritos de denúncias de estupro, fazendo com que o aborto nesses casos seja criminalizado.
Paola Oliveira
A atriz publicou na rede social uma charge com a pergunta: "A vida de uma criança, de uma mulher, vale menos do que a de um estuprador?". Além disso, ela destacou a quantidade de estupros de crianças ocorridos no Brasil.
Luciano Huck
O apresentador parou o programa 'Domingão com o Huck' para falar sobre o assunto e criticou o projeto de lei. Huck destacou que o texto de lei lhe causa profunda indignação e destacou que, caso o projeto de lei seja aprovado na forma que está, mulheres que fizerem aborto poderão pegar pena maior que abusadores. Veja vídeo:
🚨VEJA: Luciano Huck faz desabafo no Domingão sobre o PL do Aborto.
— Central Reality (@centralreality) June 16, 2024
pic.twitter.com/OYw2aeDORV
A favor do Projeto de Lei 1904/24, a PL do aborto
Do outro lado, há famosos que são a favor do texto do Projeto de Lei 1904/24, e foram até as redes sociais deixar as suas opiniões acerca do PL.
Cássia Kiss
A atriz convocou os seguidores a votarem sim para o texto do PL 1904/24. "Imagine um bebê no ventre de sua mãe, com 5, 6, 7, 8 meses, e ele recebendo uma injeção de cloreto de potássio direto no seu coraçãozinho. É dito que a dor é comparável a um infarto fulminante. Então, precisamos parar isso imediatamente”, afirmou a veterana em vídeo publicado pelo Centro Dom Bosco, uma associação católica.
Juliano Cazarré
Além de Kiss, o ator Juliano Cazarré afirmou, em um vídeo postado no Instagram, que quem não quiser criar um filho, fruto de uma violência sexual, pode entregar para a adoção. Cazarré, em outras oportunidades, já se manifestou contra o aborto em qualquer circunstância, até em caso de estupro.
‘E quem não quiser criar o filho pode entregar o filho para adoção'.
— Paula Sampaio Moreti (@GiuliMedrado) June 15, 2024
É assim que Juliano Cazarré defende a PL que criminaliza mulheres vítimas da maior violência possível, Juliano tem 6 filhos e disse que terá quantos Deus mandar, até hoje o ator nunca adotou nenhuma criança. pic.twitter.com/7yVi9RYrQb
Aline Gama
Aline Gama
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!