Uma interface bonita pode até atrair a atenção de visitantes, mas não é o suficiente para conquistar clientes. Com o objetivo de ajudar você a otimizar o seu e-commerce, Luis Fernando Cerri, fundador da Yaman Tecnologia, empresa de consultoria de performance e disponibilidade de negócios online, explicou quais são os erros mais comuns e como evitá-los.
Confira:
1 - Indisponibilidade do site
Acontece quando a capacidade do servidor não consegue atender o volume de interessados simultâneos, por exemplo a venda de ingressos para shows.
- Como evitar:
Planejamento e testes estruturais que simulam um alto tráfego, além de medidas de gestão eficiente, são fundamentais para dimensionar a infraestrutura e evitar falhas.
2 - Lentidão
Código mal escrito e estrutura mal configurada são dois dos fatores que mais contribuem para a lentidão de uma página. “Estimamos que 40% das pessoas abandonam o site quando o tempo de resposta é maior que três segundos”, comenta Cerri.
- Como evitar:
Para contornar o problema, é necessário fazer uma avaliação, identificar os gargalos de configuração e as rotinas mais lentas para reescrevê-las.
3 - Erros de processamento
Escolher um produto e ser direcionado para a página de finalização da compra e dar de cara com um preço ou especificações diferentes é muito. Isso geralmente ocorre quando o sistema não foi adequadamente testado.
- Como evitar:
O problema pode ser corrigido com a inserção de um processo de testes e qualidade.
4 - Falhas de segurança
Vazamento de dados pessoais e fraudes ainda são dores de cabeça frequentes para quem compra pela internet.
- Como evitar:
Utilizar validações automatizadas das aplicações para identificar toda e qualquer vulnerabilidade ali presente.
O especialista ainda lembrou que a plataforma virtual é a vitrine da empresa para o mundo, logo qualquer um desses problemas citados pode comprometer a imagem do negócio no mercado.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!