icone de busca
iBahia Portal de notícias
SAÚDE

Ansiedade e estresse podem fazer o homem brochar

Suposta brochada de Daniel no “BBB 20” fez o assunto ser um dos mais comentados nas redes sociais

foto autor

Redação iBahia

11/03/2020 às 9:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 16:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Conseguir manter uma ereção pode não ser tão fácil para os homens quando estão em situações de grande estresse. A suposta brochada de Daniel no “BBB 20” fez o assunto ser um dos mais comentados nas redes sociais. O ator de 22 anos não conseguiu manter o clima debaixo do edredom com a médica Marcela.
Especialistas acreditam que a pressão de ser vigiado por todo o Brasil pode ter sido crucial no desempenho do brother. A ansiedade gerada pela situação impacta na ereção. — Homens jovens como ele provavelmente são afetados pela questão psicológica. O aumento da ansiedade faz com que o corpo receba uma grande descarga de adrenalina, que dificulta a ereção ou provoca a ejaculação precoce — explica Arnaldo Barbieri Filho, psiquiatra, sexólogo e diretor do Instituto de Estudos da Sexualidade de Ribeirão Preto (SP).
Para que a ereção aconteça e se mantenha, o pênis precisa receber um grande fluxo de sangue. A adrenalina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, dificultando a passagem de sangue pelas veias e artérias do órgão, que já são mais finas. Outro fator que pode ter contribuído para o mau desempenho de Daniel é o fato dele se relacionar com uma mulher empoderada.
— O homem tem a ideia de sempre dominar, mas na revolução sexual que estamos vivendo as mulheres começaram a conduzir a relação sexual, o que deixa os homens inseguros. Eles acabam achando que não estão à altura delas — afirma a sexóloga Danni Cardillo.
Brochar na juventude, principalmente quando vai transar com alguém pela primeira vez, é normal, garantem os especialistas. Por isso, essa situação não deveria ser constrangedora nem motivo de piada.
Mas, se a dificuldade de ereção for frequente — acima de 75% das vezes em que for transar, por seis meses — é preciso procurar um urologista para investigar o motivo da disfunção erétil. — Em pacientes jovens, a dificuldade de ereção dificilmente vai ser provocada por uma doença. Mas, em pacientes de meia idade, isso pode ser o primeiro sintoma de obstrução de artérias, que pode levar a um enfarte ou a um derrame. Por isso, é preciso procurar um médico para entender o que está acontecendo — aconselha Alfredo Canalini, secretário geral da Sociedade Brasileira de Urologia.
Dicas para evitar o problema
Diminua a ansiedade
Estar ansioso ou criar grandes expectativas pode prejudicar a ereção. Por isso, se você costuma ficar muito nervoso quando está prestes a transar, tente respirar fundo e se acalmar. Evite pensamentos que deixam você mais inseguro, como achar que "não vai dar conta"
Conheça seu próprio corpo
Há outras regiões do corpo do homem que podem sentir prazer, conheça seu próprio corpo e o explore durante o sexo
Use o preservativo certo
Os homens podem se desconcentrar do sexo por usarem uma camisinha muito apertada. Escolha o tamanho certo e o momento de colocar
Invista em preliminares
As preliminares são importantes tanto para as mulheres quanto para os homens, pois é neste momento em que o corpo entra no clima do sexo
Mantenha o diálogo
Conversar com sua parceira (ou seu parceiro) sobre suas preocupações, suas expectativas e sobre suas fantasias ajuda muito a manter a ereção, pois você estará mais tranquilo durante o sexo
Utilize outros recursos
Ver sua parceria (ou seu parceiro) sentindo prazer pode ajudar você a retomar a ereção. Use as mãos, a língua e brinquedos sexuais para manter o clima

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde