Para ter uma pele saudável durante o ano inteiro e, principalmente, nas baixas temperaturas e climas mais secos, é fundamental investir em hidratação e muita limpeza. A dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Maria Bandeira, alerta que o ressecamento da pele pode causar irritações, ardências, fissuras e até infecções.
Para evitar essa situação, a dermatologista listou cinco cuidados essenciais para manter a pele macia e saudável o ano inteiro.
1. Evite banhos muito quentes e uso de buchas ou esponjas: Esse hábito, assim como ficar muito tempo no chuveiro, não é bom, pois a água quente remove a camada protetora da pele. O ideal é tomar banho morno e rápido. “O uso de buchas ou esponjas também não são recomendáveis, isso porque, ela retira a gordura natural da pele, que também funciona como proteção do corpo”, esclarece.
2. Hidrate bem a pele: Maria Bandeira explica que peles mais ressecadas devem ser hidratadas com produtos ricos em gordura e de preferência nas opções em loção, emulsões e cremes mais consistentes. Diferente das oleosas que exigem produtos com maior quantidade de água do que gordura, além de ser recomendada a versão em gel. “Em dias mais frios, o ideal é a aplicação diária após o banho”.
3. Pele limpa sem ressecar: Para essa situação, a especialista recomenda um produto que atenda a necessidade da pele. Por exemplo, para as peles mais ressecadas, são aconselhados sabonetes hidratantes. No caso de peles secas e sensíveis, opte por substâncias para limpeza sem sabão. A médica ainda ressalta a importância de investir em sabonetes neutros, que são mais delicados e cumprem sua função sem ressecar.
4. É preciso esfoliar?: Para a dermatologista, o hábito merece atenção e deve ser feito esporadicamente, principalmente se a pele for oleosa. “A esfoliação pode causar irritação em peles, principalmente nas que já estão ressecadas”.
5. Água para hidratar: A ingestão de dois litros de água por dia é o recomendável para uma vida saudável, entretanto, para manter a pele macia é recomendado ainda mais. Maria Bandeira sugere o consumo recorrente da bebida, aliado ao uso de produtos com substâncias como ureia, ceramidas e lactato de amônio para maior proteção da pele.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!