icone de busca
iBahia Portal de notícias
SAÚDE

Batimento forte: as vitaminas que ajudam a fortalecer o coração

Uma estratégia para manter o coração funcionando bem é ingerir vitaminas do complexo B

foto autor

Redação iBahia

29/09/2017 às 10:59 • Atualizada em 01/09/2022 às 0:11 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Por ser o responsável por bombear o sangue e distribuir os nutrientes, o coração tem que ser forte. Nesta sexta-feira, no dia mundial dedicado a ele, os médicos dão a dica: uma estratégia para manter o coração funcionando bem é ingerir vitaminas do complexo B, presentes em vários alimentos.
Foto: Divulgação
— Elas têm um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, e atuam na regulação dos níveis de colesterol — explica Emily Sena, nutricionista da Cia. da Consulta.
A B1 protege o músculo cardíaco. Já a B3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, enquanto a B6 atua como protetora cardiovascular. Para finalizar, as vitaminas B9 e B12 auxiliam na remoção de moléculas presentes no sangue que causam danos às artérias.
— Alimentos industrializadas, ricos em gordura e sódio, têm que ser evitados — disse a professora de nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa, Giselle Oliveira Sauer.
Foto: Reprodução
A alimentação é só um dos pilares para manter o bom funcionamento do coração. O cardiologista Marcelo Vaz relembra que é preciso manter o corpo em constante movimento por meio da prática de exercícios físicos:
— Recomenda-se, no mínimo, 150 minutos por semana de atividade física moderada, ou 75 minutos por semana de atividade intensa.
E para prevenir doenças cardiovasculares desde cedo, a médica pediatra intensivista Cristiane Guimarães, do Centro Pediátrico da Lagoa, destaca a importância do teste do coraçãozinho:
— O diagnóstico precoce é fundamental.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde