Outubro Rosa, Maio Amarelo, Novembro Azul. É bem possível que você já tenha ouvido falar, ou mesmo recebido materiais, dessas campanhas e outras similares que utilizam as cores para reforçar o objetivo de alerta. Nos últimos anos, a proposta de uso das cores, que começou predominantemente no campo da saúde, tem se espalhado por diversos outros setores da vida.
As diversas tonalidades são responsáveis por realizar um papel fundamental de caráter duplo: a garantia de obtenção de status (atenção) e a garantia de conscientização, sobre a importância da priorização da qualidade de vida e saúde.
Leia também:
As cores são elementos de fácil associação e fácil fixação à memória. Elas são aspectos de facilitação da comunicação, e por isso são utilizadas nestas campanhas ligadas aos meses do ano.
Para você ficar por dentro das “cores do ano”, o IBahia compilou as principais e mais conhecidas campanhas. Tome nota!
Janeiro: Branco e Roxo
A campanha Janeiro Branco chama a atenção sobre a saúde mental, e vem ganhando cada vez mais espaço após a pandemia da Covid-19. Já o Janeiro Roxo é dedicado a prevenção e tratamento da hanseníase, uma doença infecciosa crônica e curável que causa, principalmente, lesões de pele e danos aos nervos.
Fevereiro: Roxo e Laranja
O Fevereiro Roxo é uma ação de conscientização para doenças como a lúpus, fibromialgia e o mal de Alzheimer. Já o Fevereiro Laranja é uma campanha de sensibilização sobre a leucemia.
Março: Azul
A campanha do Março Azul é voltada ao debate sobre a prevenção ao câncer colorretal, doença que recentemente vitimou o Rei Pelé.
Abril: Verde e Azul
O objetivo do Abril Verde é conscientizar sobre a importância da segurança no trabalho. Já o Abril Azul tem como objetivo debater sobre o autismo.
Maio: Amarelo
O Maio Amarelo alerta para a prevenção dos acidentes de trânsito.
Junho: Vermelho e Laranja
A campanha do Junho Vermelho faz alusão à importância da doação de sangue, enquanto o Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e a leucemia.
Julho: Amarelo e Verde
A ação do Julho Amarelo destaca a conscientização sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo. O Julho Verde é uma campanha com o objetivo de combater ao câncer de cabeça e pescoço.
Agosto: Dourado
O Agosto Dourado é uma ação de informação sobre o aleitamento materno, realizada geralmente entre os dias 1 e 7 de agosto, com a Semana Mundial da Amamentação.
Setembro: Verde, Vermelho e Amarelo
Setembro é o mês com mais cores de campanhas: enquanto o Setembro Verde visa sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e a prevenção ao câncer de intestino, o Setembro Vermelho conscientiza sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. O Setembro Amarelo é a campanha mais popular e trata a prevenção ao suicídio.
Outubro: Rosa
Sem dúvida, a campanha mais conhecida do calendário anual, o Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 1990, sendo dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
Novembro: Azul e Dourado
A ação do Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes, também é bastante conhecida. Além dela, o mês traz a campanha do Novembro Dourado, que conscientiza a população sobre o câncer infantojuvenil.
Dezembro: Laranja, Vermelho e Verde
O mês de dezembro encerra as ações com três importantes causas. O Dezembro Vermelho, que ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, o Dezembro Laranja, que busca conscientizar sobre o combate ao câncer de pele e, por fim, o Dezembro Verde, que segue a perspectiva de alertar contra o abandono de animais domésticos.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!