Provavelmente você já passou por essa situação: ficou com fome e, consequentemente, irritado. Por ser tão comum, vários cientistas realizaram pesquisas para entender por que isso acontece.
A principal explicação para você se sentir assim é irritado ao estar com fome de glicose no seu sangue, segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA. A glicose é fonte de energia e ela está presente nos alimentos que ingerimos, desde carboidratos e porteínas até gorduras.
Ao passar do tempo, a quantidade de glicose na corrente sanguínea começa a cair. Com isso, o seu corpo libera hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina.
Outro composto químico, chamado de neuropeptídio Y, é liberado quando você está com fome. Ele estimula a vontade voraz de comer e atua sobre vários tipos de receptores no cérebro, incluindo um receptor chamado de Y1. Tanto o neuropeptídio Y quando o receptor Y1 são responsáveis por controlar o sentimento de raiva.
A partir dessas informações e após testes com voluntários, os cientistas descobriram que pessoas com altos níveis de neuropeptídio Y em seu líquido cefalorraquidiano, um fluido que circula no espaço intracraniano, tendem a mostrar altos níveis de agressão.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade