Pensando em inovar na alimentação? O pó de guaraná é uma ótima opção. Feito a partir das sementes do guaraná, ele ajuda a aumentar o estado de alerta e atenção, melhora o humor e estimula a queima de gordura no corpo. Ele pode ser encontrado em cápsulas ou em pó, além de estar presente em diversos suplementos termogênicos. Pensando nisso, o site Tua Saúde separou cinco benefícios ao consumi-lo no dia a dia. Confira:
1. Aumentar o rendimento do treino
O pós de guaraná aumenta a disposição e estado de alerta, o que gera uma maior dedicação na hora de treinar. Além disso, ele retarda a sensação de fadiga, especialmente em exercícios de longa duração, permitindo que uma maior dedicação e esforço no treino ou na competição.
2. Favorecer a perda de peso
O uso de pó de guaraná ajuda a reduzir o peso por ser rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e favorecem o uso da gordura como combustível para o corpo. Além disso, ele tem um efeito de redutor da fome, afastando a vontade de comer entre as refeições.
No entanto, é importante lembrar que esse efeito é potencializado quando o pó de guaraná é utilizado juntamente de uma dieta equilibrada e da prática regular de atividade física.
3. Aumentar a concentração para estudar
Por conter cafeína e substâncias como teobromina e teofilina, o pó de guaraná ajuda a aumentar a concentração, o raciocínio e o estado de alerta para uma maior dedicação nos estudos e atenção durante provas.
No entanto, é importante que o pó seja consumido apenas durante o dia, pois seu consumo durante a noite pode acarretar insônia.
4. Melhorar o humor
O pó de guaraná estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, que estão ligados ao aumento da sensação de bem estar, melhorando o humor. Isso se deve tanto à presença de cafeína quanto ao seu alto teor de antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.
5. Controlar colesterol e triglicerídeos
O pó de guaraná é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e alguns estudos mostram o seu benefício também no controle dos triglicerídeos.
Além disso, ele é rico em pectina, uma fibra que estimula uma maior eliminação de gordura nas fezes, o que também ajuda reduzir o colesterol.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!