O chá de hibisco possui uma substâncias chamada faseolamina, que inibe a ação da enzima responsável pela quebra do carboidrato, fazendo com que a absorção desse nutriente seja reduzida.
Outra vantagem da bebida, é que ele possui menos cafeína quando comparado com outros chás. Este fato confere ao chá de hibisco uma ação levemente calmante, já que ele não estimula o sistema nervoso central e assim diminui a ansiedade e o estresse corporal.
O hibisco tem ainda propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando o corpo a não acumular toxinas que dificultam o emagrecimento e combatendo os radicais livres, que causam envelhecimento precoce. A planta também pode ser usada para combater problemas respiratórios como gripes e resfriados.
Para preparar o chá, esquente um litro de água e desligue o fogo quando a fervura estiver começando. Acrescente duas colheres de sopa cheias do hibisco seco ou dois sachês. Deixe em infusão por cinco minutos e coe. Evite voltar a ferver a bebida, o que diminui os efeitos da planta.O ideal é tomar um litro ou cinco xícaras por dia, antes ou após as refeições. Assim, as substâncias do chá conseguem agir no intestino e impedir parte da absorção dos carboidratos e gorduras. Pessoas com pressão baixa devem consultar um médico antes de ingerir o chá na dieta.
Receita: M de Mulher
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!