Costuma usar o cravo na cozinha? Conhecido pela combinação com a canela, o condimento é muito utilizado no preparo de doces, bebidas e o responsável por acrescentar sabor em diferentes receitas. Ele também é uma grande fonte de vitaminas e minerais fundamentais, e ajuda a manter o organismo fortalecido. Pensando nisso, a Taeq listou quatro benefícios ao consumir o cravo na alimentação:
Cravo é rico nas vitaminas A, C, E, K e antioxidantes
No universo das especiarias medicinais, o cravo é um dos ingredientes que mais merece destaque: possui uma grande concentração de vitaminas A, C, E e K, antioxidantes e minerais fundamentais para a saúde. Por isso, ele é muito indicado para o preparo de receitas e chás nutritivos.
A vitamina A, é conhecida por atuar na saúde dos olhos, evitando a degeneração da mácula, da retina e outros problemas relacionados à visão. Já a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater o estresse e o envelhecimento celular. A vitamina E, por sua vez, atua como ótimo antioxidante (faz bem para a pele, cabelos, olhos), enquanto a vitamina K se destaca por ajudar na coagulação sanguínea e na saúde dos olhos. A melhor parte é que o cravo é rico em todas essas substâncias, garantindo saúde e equilíbrio para o nosso corpo.
Especiaria é fonte de ferro, potássio, fósforo e outros minerais
Ele é rico em ferro, uma substância fundamental para o funcionamento das células, pois é responsável por transportar oxigênio pelo sangue. O potássio, por sua vez, é um mineral importante para a saúde da estrutura óssea, muscular e circulatória.
Já o fósforo (segundo mineral mais abundante no corpo) se destaca por uma série de fatores: ajuda na digestão, a manter o equilíbrio hormonal, é bom para a saúde dos rins, músculos e atua em conjunto com o cálcio, fortalecendo os ossos e dentes do corpo. Mas além dessas substâncias, o cravo também é rico em outros minerais importantes, como magnésio e selênio.
Cravo atua como antisséptico e anti-inflamatório natural
Outro ponto positivo do cravo é que ele também pode atuar como antisséptico natural, pois conta com o eugenol um composto químico capaz de combater infecções causadas por bactérias ou fungos. Além disso, o cravo também é rico em flavonoides, compostos que também apresentam atividades anti-inflamatórias no organismo. Por isso, o cravo é um ótimo alimento para tratar inflamações pelo corpo.
Também pode ser aplicado diretamente na pele
Muita gente não sabe, mas o cravo também pode ser usado em sua forma de "óleo essencial" para tratar cicatrizes e inflamações na pele. Neste caso, ele só precisa ser aplicado diretamente na área que você deseja tratar. Por conta da presença do composto eugenol (antisséptico), ele faz com que a cicatrização seja mais rápida. Além disso, esse tipo de óleo é muito usado em tratamentos fitoterápicos: ótimo para fazer massagens no corpo e também funciona como repelente natural, pois tem um aroma forte que consegue afastar os insetos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!