Nesta segunda-feira (8), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Vamos abordar alguns mitos e verdades que cercam essa doença que tanto cresce no Brasil. São mais de 100 tipos de Câncer e as causas e prevenções variam entre elas. Por isso, o iBahia convidou o Dr. Fernando Nunes, oncologista clinico, para esclarecer algumas dúvidas.
Uso de cigarros eletrônicos e vape pode causar câncer?
Depende. Segundo o especialista, não existe uma forte evidência científica de que os cigarros eletrônicos causam câncer. Mas, é fato de que os cigarros eletrônicos não são isentos de riscos. Eles podem causar efeitos colaterais como irritação na garganta e na boca, dor de cabeça, tosse e enjôo. Além disso, na composição desses cigarros, existe:
Leia também:
- Compostos orgânicos voláteis (COV): Em certos níveis, os COV podem causar irritação nos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça e náuseas, e podem danificar o fígado, os rins e o sistema nervoso.
- Produtos químicos aromatizantes: Alguns aromatizantes são mais tóxicos que outros. Estudos demonstraram que alguns sabores contêm diferentes níveis de uma substância química chamada diacetil, que tem sido associada a uma doença pulmonar grave chamada bronquiolite obliterante.
- Formaldeído: Esta é uma substância causadora de câncer que pode se formar se o e-líquido superaquecer ou se não houver líquido suficiente chegando ao elemento de aquecimento (conhecido como “sopro seco”).
Existem alimentos "milagrosos" que podem curar o câncer?
Não. Existem diversos alimentos, raízes e outras plantas associadas culturalmente a cura do câncer. "Até hoje não temos provas ou mesmo comprovações suficientes para que possam se tornar uma recomendação durante o tratamento desses pacientes." explica Dr. Fernando.
Amamentar protege contra câncer de mama?
Sim. A amamentação reduz o risco de desenvolver câncer de mama, especialmente se você tiver filhos quando for mais jovem. Quanto mais tempo você amamentar, mais o risco será reduzido.
"Não está completamente claro por que isso acontece. Mas, o risco reduzido pode ser porque os ovários não produzem óvulos com tanta frequência durante a amamentação, reduzindo a exposição hormonal. Ou ainda, pode ser porque a amamentação altera as células da mama, tornando-as mais resistentes às alterações que levam ao cancer", declara Dr. Fernando.
Vasectomia pode causa câncer de próstata?
Depende. "É um tema muito controverso, mas um estudo observacional americano envolvendo quase 50mil homens, demonstrou que a vasectomia pode elevar de forma modesta o risco de aparecimento de câncer de próstata." diz o oncologista
Queimadura pode evoluir para câncer de pele?
Depende, queimaduras provocadas por fogo têm uma baixa associação com câncer, mas queimadura por sol está fortemente relacionada a diversos tipo de tumores de pele, podendo ser benignos ou malignos.
"O mais temido de todos é o subtipo melanoma, altamente letal ao passo que o tipo basocelular possui uma menor chance de aparecimento de metástases e consequentemente menor probabilidade de levar o paciente ao óbito pelo tumor." explica.
A vacinação de HPV é a melhor prevenção de câncer de colo do útero?
Sim. A vacina contra o HPV, que conta com distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, é a melhor forma de prevenção do aparecimento de colo uterino.
O consumo de carne vermelha pode causar câncer no intestino?
Sim. A carne vermelha está associada a um risco aumentado de câncer do cólon e do reto, e as evidências também sugerem que está associada a alguns outros tumores, como o neoplasias da próstata e do pâncreas. Exemplos de carne vermelha incluem carne bovina, suína e cordeiro.
"Carnes processadas são produtos de carne vermelha e aves que foram preservados por defumação, cura, salga e/ou adição de conservantes químicos. Exemplos de carne processada incluem cachorros-quentes, salsichas, bacon e carnes frias. A carne processada está associada a um risco aumentado de câncer colorrectal, e as evidências também sugerem que está associada ao câncer do estômago." explica Dr. Fernando.
"No entanto, são necessárias mais pesquisas para compreender como a carne vermelha e as carnes processadas influenciam o risco de neoplasias O aumento do risco pode ser explicado pelo teor de ferro e gordura na carne vermelha e/ou pelo sal e nitratos/nitritos nas carnes processadas. Além disso, quando a carne é cozida em altas temperaturas, formam-se substâncias que podem causar câncer." conclui.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!