Você com certeza já deve ter ouvido alguém comentar que ingere extrato de própolis para aumentar a imunidade. Mas, será que realmente o produto serve para isso? O extrato de própolis é rico em substâncias como flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos, vitaminas e minerais. Ele funciona como um antibiótico natural.
Para quem não sabe, o própolis consiste em uma mistura de pólen, cera e resina vegetais criada pelas abelhas para proteger as colmeias e manter a temperatura ideal.
Em entrevista ao portal Tua Saúde, a farmacêutica Mafalda Abreu garantiu que o extrato de própolis tem diversas aplicações. "Acelerar a regeneração dos tecidos, a cicatrização e desinfecção de feridas ou queimaduras, secar espinhas, tratar a dor de garganta, gripe, sinusite e amigdalite e ajudar a tratar problemas respiratórios, incluindo a tosse irritativa ou com catarro".
A especialista explicou que o modo de uso depende da finalidade, da idade da pessoa e do local de aplicação. Por isso, é importante seguir as instruções que constam na embalagem e buscar recomendação médica. Mas, normalmente, pode ser aplicando gotas no local, aplicado na garganta e diluido em água ou chá.
Leia também:
Extrato de própolis e a imunidade
O extrato de própolis é capaz de aumentar a imunidade por causa das substâncias presentes em sua composição (flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos, vitaminas e minerais), que atuam na proteção e fortalecimento do sistema imunológico. O que estimula a imunidade celular, a destruição de corpos estranhos e impede a proliferação de bactérias e vírus. Além disso, aumentar a produção de células de defesa do corpo.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!