icone de busca
iBahia Portal de notícias
Câncer de mama

Outubro Rosa: confira lugares com exames de mamografia pelo SUS na BA

Segundo informações da Secretaria de Saúde, a cada 100 mil mulheres, 14 são vítimas do câncer de mama

foto autor

Santiago Neto

16/10/2024 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O estado da Bahia intensificou a oferta de mamografias gratuitas. A expectativa é realizar cerca de 30 mil exames para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo os dados mais recentes divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a doença continua sendo um dos tipos mais prevalentes entre as mulheres, com uma taxa de mortalidade significativa (uma média de 14 a cada 100 mil baianas).


				
					Outubro Rosa: confira lugares com exames de mamografia pelo SUS na BA
Segundo informações da Secretaria de Saúde, a cada 100 mil mulheres, 14 são vítimas do câncer de mama. Foto: Canva | Imagem Ilustrativa

Em 2023, aproximadamente 1.500 novos casos foram diagnosticados no estado, um número que reforça a importância de ações como a do Outubro Rosa.

Leia também:

Entre as histórias de superação que refletem a importância do diagnóstico precoce e do tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está das irmãs Daniely e Acacya Muniz. Ambas enfrentaram o câncer de mama em diferentes momentos de suas vidas.

Daniely Muniz teve diagnóstico de câncer aos 26 anos; irmã teve o mesmo diagnóstico aos 41 anos

Daniely Muniz foi diagnosticada com câncer de mama aos 26 anos. Em 2015, ela enfrentou o tratamento com quimioterapia e, no ano seguinte, em 2016, passou por uma mastectomia (cirurgia de remoção das mamas) no Hospital Aristides Maltez, em Salvador.

Atualmente, com 35 anos, a estudante de Artes Cênicas relembra como o SUS foi fundamental para a recuperação. "Descobri o câncer através de uma ação do Outubro Rosa. A partir daí entrei em uma batalha contra a doença e tive vitória graças ao apoio que tive da saúde pública", disse a jovem que realizou o seu tratamento em Salvador.


				
					Outubro Rosa: confira lugares com exames de mamografia pelo SUS na BA
Acacya e Daniely Muniz são irmãs e enfrentaram o câncer de mama devido a um fator genético. Foto: Redes Sociais

A irmã mais velha de Daniely, Acacya Muniz, também enfrentou o câncer de mama. A farmacêutica de 41 anos foi diagnosticada em 2021 e, assim como a irmã, passou por quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia para retirada das mamas. Ela também foi submetida a uma cirurgia para retirada de útero e dos ovários, por conta dos riscos de desenvolvimento da doença também nestes lugares.

Ambas as irmãs compartilham uma predisposição genética que afeta as mulheres da família, exigindo acompanhamento constante e práticas de prevenção.

A importância do Outubro Rosa e da prevenção

A campanha Outubro Rosa visa sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama. No estado da Bahia, além das mamografias oferecidas gratuitamente, a campanha envolve ações educativas em diversas cidades, com palestras, mutirões de exames e apoio psicológico às pacientes em tratamento.

O autoexame é uma prática importante para o autoconhecimento do corpo e pode ajudar a identificar alterações nas mamas, como nódulos, retrações ou secreções. No entanto, ele não substitui os exames clínicos, sendo apenas uma medida complementar de cuidado. É recomendado que as mulheres realizem o autoexame mensalmente, preferencialmente uma semana após o ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis. Apesar de ser uma prática importante, especialistas alertam que ele não deve ser utilizado como a única ferramenta de prevenção, já que nem todas as alterações são detectáveis ao toque.

A mamografia, por outro lado, é o principal exame de rastreamento para o câncer de mama e deve ser iniciada a partir dos 40 anos para mulheres assintomáticas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, como o caso de Daniely e Acacya Muniz, devem começar o acompanhamento antes dos 40 anos, seguindo a orientação médica, já que fatores genéticos aumentam o risco da doença.

A mamografia anual ou bienal é essencial para a detecção precoce de tumores, aumentando significativamente as chances de cura quando o câncer é diagnosticado em estágios iniciais.

Confira lugares na Bahia onde é feito a mamografia pelo SUS:

1. Salvador:

  • Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos

Endereço: Largo de Roma, Salvador

Contato: (71) 3032-3777

  • Centro Estadual de Oncologia (Cican)

Endereço: Rua Pedro Lessa, 123, Brotas, Salvador

Contato: (71) 3117-6300

  • Unidade Móvel da Sesab

Durante campanhas como o Outubro Rosa, são disponibilizadas mamografias em locais itinerantes como a Uneb Cabula e Salvador Norte Shopping​

2. Vitória da Conquista:

  • Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista

Endereço: Avenida Olívia Flores, 2222, Candeias, Vitória da Conquista

Contato: (77) 3425-8943

Oferece exames de mamografia gratuitos, especialmente durante campanhas de prevenção como o Outubro Rosa​

3. Feira de Santana:

  • Policlínica Regional de Feira de Santana

Endereço: Avenida João Durval Carneiro, 3590, Feira de Santana

Contato: (75) 3224-6600

Atende mulheres da cidade e região para realização de mamografias pelo SUS​

4. Itabuna:

  • Policlínica Regional de Saúde de Itabuna

Endereço: Avenida José Soares Pinheiro, 2055, Itabuna

Contato: (73) 3214-1600

Realiza mamografias e outros exames de saúde feminina​

5. Barreiras:

  • Policlínica Regional de Saúde de Barreiras

Endereço: Rua Dom Pedro II, 500, Barreiras

Contato: (77) 3611-7236

Disponibiliza serviços de mamografia e outros tratamentos​

6. Juazeiro:

  • Policlínica Regional de Saúde de Juazeiro

Endereço: Rua Oscar Ribeiro, s/n, Juazeiro

Contato: (74) 3613-5680

Oferece atendimento gratuito para exames de mamografia​

foto autor
AUTOR

Santiago Neto

AUTOR

Santiago Neto

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde