icone de busca
iBahia Portal de notícias
SAÚDE

Saiba como o hábito de pular refeições afeta sua saúde

Aproveite as orientações da nutricionista para mudar seus hábitos alimentares

foto autor

Redação iBahia

07/04/2020 às 23:02 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Como anda seus hábitos alimentares? Consegue comer nos "horários certos"? Escolhe bem os alimentos de cada horário do dia? Se respondeu não para alguma dessas perguntas, ese é o momento de reverter a situação e cuidar mais da saúde. De acordo com a nutricionista Jessica Santos, da Superbom, o hábito de pular refeições ou não ter horário certo para comer pode trazer efeitos negativos para a saúde. A especialista listou os principais problemas de adotar esse hábito. Confira:
1- Fraqueza: a consequência mais imediata ao pular refeições é a falta de energia para realizar todas as atividades. Isso acontece porque sem nutrientes o organismo aumenta a produção de insulina e provoca a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), resultando em fraqueza e tontura.
Foto: Reprodução / Shutterstock
2- Treinos esportivos perdem o efeito: a especialista pontua que as refeições são uma parte importante para quem pratica exercícios físicos, uma vez que a alimentação equilibrada ajuda na aceleração do metabolismo e da recuperação muscular. Por isso, ficar sem comer pode atrapalhar os resultados dos treinos.
3- Controle da fome: ao ficar um período prolongado sem comer, fica mais difícil de controlar a quantidade e a qualidade de comida ingerida na próxima refeição, fazendo com que a pessoa "coma o que vê pela frente". A comilança pode causar dor no estômago e ganho de peso.
4- Mau humor: a falta de açúcar no sangue também contribui na sensação de irritabilidade. "A glicose ajuda o cérebro a produzir endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar, por isso pular refeições também causa o mau humor", esclarece.

5- Deficiência de nutrientes: a longo prazo o hábito de pular refeições, seja o café da manhã, almoço ou jantar, pode causar um déficit de nutrientes no organismo, podendo causar uma série de problemas como baixa imunidade, anemia e muitos outros.

"Para criar uma rotina de alimentação saudável, as pessoas podem preparar marmitas para todas as refeições da semana, congelar e levar para o trabalho conforme for consumindo. A dica é montar opções saudáveis com porções de proteínas vegetais, carboidrato e frutas de sobremesa", completou.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde