A Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) de Salvador confirmou que Salvador registrou um aumento no número de casos do norovírus. O vírus é altamente infeccioso e um dos causadores das Doenças Diarreicas Agudas (DDAs), que causam náusea, vômito e diarreia. A informação foi confirmada pela pasta através de nota enviada na quarta-feira (15).
Devido a esses sintomas, diversos soteropolitanos tem se dirigido à unidades de saúde da capital baiana em busca de atendimento. O relato dos sintomas se repete, mas, conforme a pasta, a cidade não passa por um surto da doença.
Leia também:
O órgão pontuou ainda que, apesar do aumento, não há restrição de assistência para pacientes com classificação verde ou amarela, que normalmente são os quadros das pessoas infectadas com o vírus.
"Não há necessidade para alarde uma vez que os números observados nas unidades de urgência da rede não sustentam a informação [de surto] e a doença pode ser inibida com medidas simples de prevenção como higienização das mãos e uso de máscaras, por exemplo", escreveu a SMS, na nota.
Prevenção
Os vírus que causam as DDAs podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, mas também através do contato com água ou alimentos contaminados. Diante disso, os cuidados com a higiene são aspectos importantes para evitar a contaminação.
Isso quer dizer que é importante:
- Manter as mãos sempre bem higienizadas;
- Fazer a limpeza correta dos alimentos antes de consumi-los;
- Evitar o consumo de comida na rua ou observar como é feito o preparo desses alimentos antes de consumi-los;
- Evitar levar a mão à boca;
- Prevenir o contato com água parada ou contaminada (Exemplo: regiões próximas a esgotos, áreas alagadas).
É importante ressaltar que o período chuvoso pode intensificar a transmissão dos vírus das DDAs, uma vez que as pessoas se mantém mais tempo em ambientes fechados e próximas umas das outras.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!