icone de busca
iBahia Portal de notícias
SAÚDE

Suas alergias estão ligadas à estação do ano em que você nasceu

Comprovação dos fatos foi diagnosticada após estudos da Universidade de Soutgampton, na Inglaterra

foto autor

10/04/2016 às 10:37 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Muita das vezes as pessoas ligam o comportamento de alguém ao signo, através da data em que nasceu. Mas já imaginou analisar a época do aniversário com a estação do ano para ver quais alergias podem ser adquiridas? Pois é, um estudo foi feito na Universidade de Soutgampton, na Inglaterra, e comprovou que isso é possível.
A análise parte de um princípio chamado epigenética, uma corrente da medicina que menciona fatores externos do corpo humano que tem a capacidade de fazer com que os genes possam ser ativados ou desativados. Segundo a revista 'Super Interessante', a pesquisa realizada pelos ingleses informa que a data de nascimento deixa uma marca nos genes, e isso pode deixar a pessoa mais vulnerável a doenças respiratórias e alergias. Por exemplo, quem nasceu durante o outono ou inverno é capaz de espirrar com mais frequência do que os que nasceram em outras estações.
Foto: Divulgação
O estudo ainda diz que outros fatores podem ser responsáveis por isso. "As causas incluem a variação de luz solar (que pode afetar os níveis de vitamina D), quantidade de alergênicos como poles e ácaros (que varia de acordo com a estação), o tempo até a primeira infecção peitoral (resfriados são mais comuns no inverno) e a dieta maternal (preço e disponibilidade de frutas e vegetais variam por época)", explica a coautora do estudo Gabrielle A Lockett.
Esta não foi a primeira pesquisa realizada relacionando as doenças e as estações do ano. Em 2015, a Universidade de Oxford divulgou que o mês de nascimento também está ligado às possibilidades da pessoa obter doenças cardíacas. Em 2010, os pesquisadores australianos relacionaram os aniversários à propensão a ter esquizofrenia.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde