Devido a baixa adesão à campanha nacional de vacianação contra sarampo e pólio em Salvador, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 14 de abril a ação de imunização. Além disso, em Salvador, cinco postos irão funcionar até às 20h.
Cerca de 45 mil crianças entre um e menores de cinco anos ainda estão desprotegidas na capital baiana. As doses seguem disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 125 unidades básicas da rede municipal. Para ampliar o acesso, cinco postos de referência funcionarão exclusivamente para a imunização das crianças com horário estendido até as 20h.
Iniciada em 6 de agosto, a campanha vacinou apenas 89 mil crianças na capital, número que corresponde a 66% da população elegível residente no município. Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, que já tem 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde há 300 casos confirmados e 70 em investigação.
Casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (2). Pernambuco (2) e Pará (2). Foram confirmadas ainda sete mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e uma em brasileiro) e três no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois óbitos em Manaus e um no município de Autazes).
Lista dos postos que funcionarão com horário estendido:
- USF Clementino Fraga (antigo 5º Centro de Saúde) - Av. Centenário, s/nº - Barris
- Multicentro Amaralina - Av. Visconde De Itaboray, 113 - Amaralina
- Multicentro Liberdade - Rua Lima E Silva, 217 - Liberdade
- 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau - Rua Jaime Salponick, s/nº - Conjunto Guilherme Marback
- Centro de Saúde José Mariane - Avenida Dorival Caymmi, s/nº - Itapuã
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!