As principais queixas de quem tem varizes são as dores do tipo “queimação”, o “cansaço” nas pernas e o inchaço, principalmente ao redor dos tornozelos, incômodos que normalmente ficam mais forte no final do dia, e melhoram com a elevação das pernas para cima.
Mas você sabia que a falta de alimentos antioxidantes e uma dieta inflamatória pode agravar o desconforto e contribuir para o surgimento de varizes e hemorroidas?
Veja como fazer da alimentação uma aliada:
Alimentos ricos em fibras - como os folhosos verdes escuros - melhoram o ritmo intestinal e evitam o esforço na evacuação, evitando a formação de hemorroidas. Abuse de couve, agrião, brócolis, rúcula, espinafre e salsa.
Alimentos fontes de vitamina C - laranja, limão, tangerina, acerola, goiaba, tomate, morango e abacaxi - são potentes antioxidantes e excelentes para a circulação.
Os alimentos vermelhos e roxos como romã, amora, framboesa, uva, ameixa, açaí, cranberry, goji berry e mirtilo fortalecem as paredes das veias e dos capilares.
Alho, açafrão, gengibre, cacau e cebola também são potentes antioxidantes e anti-inflamatórios que favorecem a circulação.
Beterraba, espinafre e alface são ricos em nitratos que contribuem para formação de óxido nítrico, importante vasodilatador que contribui para melhorar a circulação.
Evitar consumir, ou exagerar, nas frituras, nos doces, refrigerantes e preparações gordurosas como rabada, feijoada, moquecas, dobradinha - se consumidos em excesso contribuem para a inflamação dos vasos e capilares.
Fatores que contribuem para o agravamento ou surgimento de varizes:
- falta de atividade física
- má circulação
- prisão de ventre
- obesidade
- sedentarismo
- uso de roupas apertadas
- permanecer sentado ou em pé por longos períodos
- gestação
- uso de anticoncepcional
- histórico de varizes na família
As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas e com volume aumentado, sendo caracterizadas por alterações funcionais da circulação venosa do organismo. Normalmente aparecem nas pernas ou no ânus – como é o caso das hemorroidas.
Fonte consultada: nutricionista Tâmara Ferreira, coaching nutricional com especialização em nutrição clínica, esportiva e saúde pública.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!