Está sem ânimo para trabalhar e com baixos rendimentos? As suas escolhas alimentares podem ser a causa ou um agravante para esse problema. De acordo com a nutricionista Tâmara Ferreira, a alimentação promove o "combustível" necessário para que o corpo funcione adequadamente.
"Manter uma alimentação equilibrada é importante para que a pessoa consiga desempenhar melhor suas funções no trabalho. Uma dieta balanceada é rica em nutrientes (carboidratos, vitaminas, minerais e os compostos bioativos) que dão mais energia e disposição aos indivíduos para realizar suas atividades diárias", explicou a especialista.
Leia também:
Tâmara Ferreira também reforçou que o consumo de adequado de líquidos e a prática de atividade física têm relação com a disposição.
O ideal é que você invista em um planejamento alimentar e busque organizar suas marmitinhas um dia antes, com o almoço e opções de lanche. A organização vai te ajudar a não perder o horário das refeições e a diminuir o consumo de besteiras.
Para quem trabalha muitas horas sentado, a especialista garante que é importante priorizar alimentos ricos em carboidratos de lenta liberação (aipim, banana da terra, batata doce, etc) e vitaminas do complexo B nas refeições. "É recomendado que o intervalo entre as refeições seja de no máximo quatro horas. Esses profissionais também não devem esquecer de fazer atividade física, se hidratar e ter boas noites de sono para ter mais disposição diariamente", pontuou Tâmara.
A nutricionista listou os alimentos que não podem faltar na dieta de quem busca ter mais energia e disposição.
Confira as opções de lanches intermediários:
1- Banana: rica em carboidratos, que contribui para aumentar a energia do corpo;
2- Oleaginosas (castanha-do-pará, nozes e castanha de caju): rica em gorduras boas e vitaminas do complexo B, que ajudam a combater o cansaço físico;
3- Chocolate amargo: tem teobromina, que é um estimulante natural semelhante à cafeína, que atua aumentando a disposição e melhorando o humor;
4- Açaí: é uma ótima fonte de energia, porque é rico em carboidrato, vitaminas do complexo B, potássio, ômega 3 e 9;
5- Água de coco: a bebida é considerada um energético natural, que atua na reposição de líquidos do corpo, reduz o cansaço e até o estresse;
6- Raízes (aipim, inhame e batata doce);
7- Maca peruana;
8- Mel;
9- Aveia
10- Gengibre e canela.
Ela indicou que você pode fazer o consumo puro ou associado com outro alimento. Banana com mel, maca peruana com suco de frutas e aveia com iogurte natural são algumas opções.
Para uma rotina mais produtiva e uma melhor qualidade de vida, é importante evitar o consumo excessivo de doces, frituras, carboidratos simples (pão branco e biscoitos recheados), bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!