icone de busca
iBahia Portal de notícias
SAÚDE

Veja os melhores alimentos para melhorar a saúde e o 'shape'

Simone Henriques ainda indica que é importante, além de mudar os hábitos alimentares, praticar exercícios

foto autor

Redação iBahia

15/10/2020 às 0:02 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Já começou a contagem regressiva para o verão? Que tal fazer uns ajustes na rotina? A médica Simone Henriques, pós-graduada em nutrição, metabolismo e exercício físico, sugere investir em alimentos anti-inflamatórios para melhorar a saúde do corpo e o "shape" até a chegada da estação mais quente do ano.
Especialistas comprovam que uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, sementes, ômega 3, água e gorduras saudáveis pode ajudar a proteger o corpo contra a inflamação e uma série de outros problemas de saúde.
"Vários estudos mostram que a inflamação cerebral pode provocar Alzheimer e doenças neurodegenerativas. No coração, a alimentação inflamatória causa entupimento dos vasos sanguíneos. E na pele, o maior órgão do nosso corpo, as celulites são consequência desse processo", pontua Simone, da Clínica Leger.
Além disso, pesquisas sugerem que alimentos processados, como carboidratos refinados, refrigerantes, gorduras trans e carnes vermelhas, podem promover a inflamação crônica. Para quem está de olho no verão e quer eliminar as celulites, vale apostar em uma alimentação menos inflamatória.
"Quando o paciente consegue ter uma alimentação balanceada e redução do acúmulo de gordura corporal, ele consegue não só amenizar o aspecto de casca de laranja na pele, mas também ter menor pressão subcutânea. Com isso, é possível melhorar a circulação de micro e macro nutrientes, diminuir a retenção hídrica, melhorar a drenagem linfática e, consequentemente, o aspecto geral da pele", diz o cirurgião Roberto Chacur, especialista no combate às celulites.
Outros benefícios de optar por uma alimentação anti-inflamatória são alívio e prevenção do cansaço excessivo, de dores de cabeça, inchaços, vermelhidão, lesões em vasos sanguíneos, dores nas articulações e músculos, controle do peso e também o aumento da imunidade.
Simone Henriques ainda indica que é importante, além de mudar os hábitos alimentares, praticar exercícios.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde