A influenciadora Clara Maia, 31 anos, compartilhou um vídeo de segurança de sua casa mostrando o momento em que ela teve que usar a manobra de Heimlich em um de seus filhos, um bebê de apenas dois meses de idade, após ele se engasgar durante a amamentação.
O compartilhamento das imagens em que a influencer e seu parceiro, André Coelho, vivem momentos de pânico veio como um alerta para pais de crianças pequenas sobre a importância do conhecimento da manobra de Heimlich, que pode salvar a vida dos pequenos.
Leia também:
Influenciadora alerta pais sobre a manobra de Heimlich
"Esse vídeo é um alerta! Todos, absolutamente todos devem saber fazer a manobra de Heimlich!", alertou a influenciadora, que depois postou outro vídeo afirmando que o bebê estava bem.
Na postagem do Instagram, Clara contou que José, um dos gêmeos, engasgou na tarde da última quarta-feira (6) após 1h da amamentação. Agradecida, ela escreveu que, mesmo com o caos, conseguiu lembrar da manobra e salvar o bebê, que ficou engasgado por cerca de 3 minutos.
"Eu sempre falo isso e vou deixar registrado aqui, primeiros socorros deveria ser matéria no colégio!", escreveu ela no post. Nos comentários, um usuário se identificando como bombeiro militar comentou que já passou por essa situação centenas de vezes, e que "a família não tem ideia de como agir, e o final é trágico".
Como realizar a manobra de Heimlich?
A manobra funciona como um abraço por trás da pessoa engasgada, em que - com um pouco de força - , a pessoa que está aplicando consegue desobstruir a traqueia da pessoa engasgada. Antes de aplicar os primeiros socorros, é importante chamar ajuda da Samu ou outro serviço de emergência em todas as ocasiões.
Para realizar a manobra em bebês, siga os passos abaixo:
- O bebê deve ser colocado de bruços, apoiado num dos antebraços ou uma das pernas da pessoa aplicando a manobra. É importante segurar a cabeça do bebê para baixo e manter a boca da criança aberta;
- Em seguida, faça cinco compressões firmes com força controlada entre as escápulas do bebê, que ficam no meio das costas da criança, o espaço entre os ossos de trás dos ombros;
- Depois, dê batidas vigorosas nas costas para expelir o corpo estranho que está bloqueando a garganta do bebê;
- Com um dedo mantendo a boca da criança aberta, vire ela de frente e verifique se ela já está respirando. Caso o engasgo continue, comece a fazer a massagem torácica: com dois dedos, pressione o espaço entre os mamilos da criança cinco vezes, uma a cada segundo.
- Tente ver se consegue ver o objeto que causou o engasgo e tente retirá-lo da garganta do bebê. Se não conseguir, repita o processo até o serviço de emergência chegar.
No caso de crianças mais velhas e adultos engasgados, siga as instruções abaixo:
- No caso de adultos, abrace a pessoa engasgada por trás - no caso de uma criança, se ajoelhe no nível dela - e coloque uma mão em formato de punho na região epigástrica, comumente conhecida como "boca do estômago";
- Depois coloque a outra mão, dessa vez aberta, em cima do punho para ajudar na compressão e faça um movimento de "J" - para dentro e para cima - a ideia é tentar empurrar o objeto estranho para fora da garganta da pessoa engasgada;
- Continue até a pessoa conseguir respirar normalmente novamente.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!