Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira (31), durante a Operação Lobo Mau, realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Os suspeitos armazenavam e trocavam mídias envolvendo pornografia infantil de crianças e adolescentes.
As prisões aconteceram nos municípios de Salvador e Correntina, por meio de uma ação integrada do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e da Polícia Civil por meio do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca).
Leia também:
‘Operação Lobo Mau’ tem ação integrada em vinte estados
Além de um mandado de prisão, a operação ainda cumpriu 94 mandados de busca e apreensão, em 20 estados brasileiros. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos e quaisquer aparelhos utilizados para gravação ou armazenamento dos conteúdos ilegais.
Os mandados são executados por equipes especializadas das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos no Distrito Federal do Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Durante as investigações, as autoridades encontraram um alto índice de criminosos usando plataformas digitais para alcançar crianças e adolescentes. Nessas ações, eles induzem a produção de conteúdos de nudez e sexuais. O compartilhamento dos conteúdos ocorre por meio de grupos no Telegram, Instagram, WhatsApp e até jogos como o Roblox.
O MP-BA ressalta a importância dos pais e responsáveis acompanharem o comportamento dos filhos na internet e as mudanças de hábitos.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!