icone de busca
iBahia Portal de notícias
Investigação

Falsa médica presa na BA forjou atestado de óbito antes do crime

Suspeita atuava ilegalmente como pediatra e foi detida em Vitória da Conquista, sudoeste do estado

foto autor

Mayra Lopes

11/11/2023 às 11:44 • Atualizada em 11/11/2023 às 12:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A enfermeira, que foi presa por atuação ilegal da medicina, falsificou uma certidão de óbito, com o próprio nome, em setembro deste ano. Leiliana Cerqueira Vidal está no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, desde sexta-feira (10). Ela segue à disposição da Justiça, isso, porque a prisão, decretada inicialmente em flagrante, foi convertida em preventiva, segundo informações da Polícia Civil (PC).


				
					Falsa médica presa na BA forjou atestado de óbito antes do crime
Falsa médica presa na BA forjou atestado de óbito antes do crime. Foto: Reprodução/TV Bahia

Sobre o documento de óbito, o delegado Odilson Pereira, responsável pelas investigações do caso, informou que a verificação do atestado será realizada na segunda-feira (13). Ao g1, ele contou ainda que caso tenha sido registrada a morte da suspeita, ele vai solicitar que documento seja anulado.

Leia também:

A certidão informa que Leiliana teria morrido em 8 de setembro de 2023, às 19h03, em decorrência de "AVC hemorrágico, hipertensial arterial e parestesia total". O registro foi feito seis dias depois, constando que a suposta falecida não deixou bens, nem herdeiros.

O delegado contou também ao g1 que ainda não é possível afirmar se Leiliana Cerqueira adquiriu novas identidades ou se forjou a própria morte para assumir a documentação de outra pediatra, cujos dados ela usava para exercer a medicina de modo ilegal.

O registro profissional utilizado era devidamente cadastrado e qualificado para a profissão, contudo, a polícia não forneceu mais detalhes sobre a verdadeira responsável pelo registro.


				
					Falsa médica presa na BA forjou atestado de óbito antes do crime
Vitória da Conquista fica localizada no sudoeste da Bahia. Foto: Divulgação

Além disso, Leiliana também falsificou um diploma e uma carteira do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), que foi apreendida durante a operação. A entidade ainda não se pronunciou sobre o caso.

Para a polícia, a mulher diz que é enfermeira, formada por uma faculdade privada de Vitória da Conquista. Porém, a corporação espera que a instituição confirme o fato.

Prisão da falsa pediatra

De acordo com a Polícia Civil, a mulher usava documentos e o registro de uma pediatra devidamente qualificada para a profissão, sem ela saber. A suspeita estava sob investigação, após ser alvo de uma denúncia do Conselho Regional de Medicina (CREMEB). A clínica onde ela atuava fica em um shopping de Conquista. Cerca de 200 crianças eram atendidas por mês.

Ainda segundo a polícia, em agosto deste ano, a mulher foi presa pelo mesmo crime, na cidade de Tanhaçu, também no sudoeste baiano. Nesta sexta-feira, a falsa pediatra estava no consultório com uma paciente quando foi autuada pelos crimes de estelionato, falsidade de documento público e falsa identidade, na "Operação Hipócrates".


				
					Falsa médica presa na BA forjou atestado de óbito antes do crime
Delegado Odilson Pereira, responsável pelas investigações do caso, informou que a verificação do atestado será realizada na segunda (13). Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Apuramos que a mulher falsificou o diploma, um RG e a carteira do CREMEB de uma médica, que era devidamente cadastrada e qualificada para exercer a profissão, e passou a solicitar contratos em diversos hospitais e clínicas de Conquista”, explicou o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), delegado Odilson Pereira Silva.

Dois celulares, notebook, carimbo profissional, estetoscópio, receituário, carteira do Cremeb falsificada e um RG falso foram apreendidos no consultório.

A mulher passou por exame de lesão corporal e foi encaminhada para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

foto autor
AUTOR

Mayra Lopes

AUTOR

Mayra Lopes

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança