icone de busca
iBahia Portal de notícias
Acompanhamento

Governador da BA realiza reunião extraordinária sobre conflito agrário

Conflito entre fazendeiros e indígenas aconteceu durante a tentativa de retomada de um terreno, na zona rural do município de Potiraguá

foto autor

Mayra Lopes

21/01/2024 às 23:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O governador Jerônimo Rodrigues convocou, no início da noite deste domingo (21), uma reunião extraordinária com parte do secretariado e comandantes de forças de segurança para monitorar os conflitos de terras no interior da Bahia. Além disso, o gestor estadual fez um alinhamento de atuação dos órgãos estaduais envolvidos.


				
					Governador da BA realiza reunião extraordinária sobre conflito agrário
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

O conflito entre fazendeiros e indígenas aconteceu durante a tentativa de retomada de um terreno, na zona rural do município de Potiraguá.

Leia também:

Durante o encontro, Jerônimo se solidarizou com a morte da indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade. "Meus sentimentos e solidariedade à família e a toda comunidade indígena da Bahia e do Brasil. É inaceitável qualquer tipo de violência, contra qualquer comunidade. E quero afirmar o rigor na apuração e na punição dos culpados”, declarou o governador, que esteve em contato com o presidente Lula e ministros do governo federal durante todo o dia.

O encontro teve participação dos secretários estaduais da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães; de Comunicação, André Curvelo; do chefe de Gabinete do Governador, Adolfo Loyola; do subsecretário de Segurança Pública, Marcel Oliveira, da delegada-geral, Heloísa Brito, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho. Além de participação por vídeo conferência da secretária da Saúde, Roberta Santana, do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e da superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó.


				
					Governador da BA realiza reunião extraordinária sobre conflito agrário
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Alinhamento policial

A reunião foi realizada do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. As investigações estão em curso e envolvem agentes de departamentos como de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF).

A atuação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de fogo, carregadores e munições e na prisão em flagrante de dois ruralistas. Flechas e foices encontradas no local também, segundo o governo estadual, e apresentadas na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga. Todo o material será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica.


				
					Governador da BA realiza reunião extraordinária sobre conflito agrário
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

De acordo com a SSP-BA, o confronto ocorreu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero. Os ruralistas foram presos em flagrante por envolvimento na morte da indígena Maria de Fátima e na tentativa de homicídio contra o cacique Nailton.

Segundo a entidade, os fazendeiros foram localizados por guarnições da Polícia Militar (PM), na cidade de Potiraguá, interior da Bahia. O caso é investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul)

A Secretaria da Segurança Pública determinou o reforço, por tempo indeterminado, do patrulhamento ostensivo na região.


				
					Governador da BA realiza reunião extraordinária sobre conflito agrário
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

"Me solidarizo com toda a comunidade indígena. Os autores desses crimes graves serão responsabilizados. Dois suspeitos foram presos e as possíveis armas utilizadas apreendidas. Enviamos reforço para a região por tempo indeterminado", enfatizou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, garantiu a continuidade da atuação das equipes na elucidação do crime. "A necrópsia já foi concluída e, do corpo da vítima, foi extraído um projétil que é compatível com as armas apreendidas. Obviamente, é o exame de microcomparação balística que vai dizer a quem, de fato, pertenciam aquelas armas, mas há indicativos neste sentido. Além disso, deslocamos reforços de Vitória da Conquista de uma equipe de investigadores, além da equipe da Coordenação de Conflitos Fundiários, para fazer oitivas de todas as vítimas", enfatizou a titular da Polícia Civil.


				
					Governador da BA realiza reunião extraordinária sobre conflito agrário
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Após manifestar solidariedade à família, à comunidade e a todos atingidos, a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e ComunidadesTradicionais, Angela Guimarães, pontuou o alinhamento com a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas.

"Desde o início da nossa gestão, temos mantido contato cotidiano com o governo federal para que possa ocorrer o avanço na demarcação dos territórios indígenas. Ao lado disso, temos também implementado um amplo programa de investimento em políticas públicas para assegurar o desenvolvimento desses povos com dignidade", declarou a secretária.

foto autor
AUTOR

Mayra Lopes

AUTOR

Mayra Lopes

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança