Câmeras de segurança flagraram o momento em que o homem que ficou preso entre um trem e a plataforma da Estação Campinas de Pirajá, na Linha 1 do metrô de Salvador, no domingo (29), atravessou os trilhos que separam os dois sentidos do transporte. Veja no vídeo divulgado pelo g1 Bahia.

Segundo apuração da TV Bahia com familiares da vítima, José Cosme de Jesus Gonçalves, de 34 anos, sofreu perfurações nas partes íntimas, fraturou ossos e perdeu muito sangue durante o acidente. Ele está internado em estado grave no Hospital do Subúrbio.
Leia também:
O resgate foi realizado com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA). José Cosme foi socorrido desacordado e entubado, e levado para o hospital.
As imagens mostram que ele estava de um lado da estação quando viu a chegada do metrô no sentido oposto. Ao tentar alcançar o trem, pulou a plataforma e atravessou os trilhos, mas não conseguiu chegar a tempo e foi atingido.
Diferentemente de cidades como São Paulo, as estações de metrô de Salvador não possuem portas de proteção.
Em nota ao g1, a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela operação do sistema, informou que a implantação do projeto foi feita com base em diretrizes aprovadas pelo Governo da Bahia, “em consonância aos requisitos técnicos de padrões internacionais no que tange à segurança e à confiabilidade”.

A empresa também destacou que os ativos da concessão pertencem ao governo estadual, sendo responsabilidade dele definir a implementação de novos equipamentos de segurança.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi procurada para saber por que Salvador não conta com essa tecnologia e se há previsão de implantação, mas não houve retorno.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Cosme está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou por uma cirurgia. Segundo a família, ele se encontrava sedado.
"Ele tinha obrigação de estar no trabalho no horário do serviço, só que houve esse acidente com ele. Ele passou por uma cirurgia e se encontra sedado. O quadro clínico dele é difícil. Estamos pedindo a Deus que ele venha a melhorar", disse o irmão, José Luiz, ao g1 Bahia.
A família informou ainda que José Cosme é funcionário da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e estava a caminho do trabalho quando o acidente aconteceu. Ele teria se atrasado.
Em nota, a Limpurb lamentou o ocorrido e afirmou que está prestando apoio ao agente de limpeza, que atua na empresa há 5 anos e 6 meses.
A CCR Metrô Bahia informou que a circulação da Linha 1 foi temporariamente interrompida durante o resgate, mas não detalhou o tempo de paralisação, apenas informou que o atendimento foi rápido.
Ainda segundo a concessionária, José Cosme foi inicialmente socorrido por agentes da empresa, antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que assumiu o atendimento na estação.
Alerta de segurança
Por meio de nota, a CCR Metrô reforçou a importância de seguir as medidas de segurança para evitar acidentes. A concessionária destaca que os usuários devem:
- não acessar a via;
- aguardar o desembarque antes de entrar nos trens;
- respeitar a faixa amarela na plataforma;
- evitar distrações durante a espera pelo metrô.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
