A menina de 5 anos que caiu de uma roda-gigante durante a festa de São João em Ipirá, cidade a cerca de 200 km de Salvador, recebeu alta hospitalar neste domingo (22). O acidente aconteceu na sexta-feira (20), e, nesta segunda-feira (23), a mãe da criança, Laiane Fernandes, relatou ao g1 Bahia o desespero ao ver a filha despencar do brinquedo.

Segundo Laiane, apesar do susto e do impacto da queda, a pequena Heloísa Fernandes não sofreu fraturas. Após o acidente, ela foi levada inicialmente ao posto médico instalado no Parque de Exposições do município, depois encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipirá e, por fim, transferida para o Hospital da Criança, em Feira de Santana, onde ficou internada até receber alta.
Leia também:
Heloísa estava na roda-gigante acompanhada da irmã, Raquel Fernandes, de 10 anos, e de uma amiga da família, de 15. Raquel ficou presa no equipamento e sofreu uma fratura no pé.
"Foi desesperador, me senti em um cenário de filme de terror. Quando a vi no chão, achei que estava sem vida, pela forma que ela caiu. Foi inexplicável, nem consigo descrever o que senti na hora", disse a mãe das meninas ao g1.
Imagens que circulam nas redes sociais registram o momento em que a menina despenca da roda-gigante.
Uma criança ficou ferida após cair de uma roda gigante durante os festejos juninos realizados na noite de sexta-feira (20), no Parque de Exposições Doutor Juracy Oliveira, em Ipirá, na Bahia. pic.twitter.com/C9r9xfHrkZ
— Portal Roma News (@RomaNewsOficial) June 22, 2025
Laiane Fernandes e as meninas vivem em Capela do Alto Alegre, a cerca de 250 km de Salvador. Esta foi a primeira vez que visitaram Ipirá — e também a primeira vez em que as filhas brincaram em uma roda-gigante.
"O intuito era levar elas [as filhas] para passear, né? Quando a gente chegou no espaço, a primeira coisa que elas viram foi o parquinho e me pediram para brincar", contou.
A mãe das meninas contou que, antes do passeio, perguntou na bilheteria se havia alguma restrição de idade ou altura para utilizar a roda-gigante. Segundo ela, a orientação recebida foi para colocar a filha mais nova sentada no meio, entre a adolescente de 15 anos e a irmã de 10.
"Eu até filmei elas começando a brincar. Quando guardei o celular, ouvi todo mundo gritando. A cadeira que elas sentaram estava torta, inclinada para frente. Aí comecei a gritar, a Heloísa já estava caindo, eu corri para tentar segurar ela, mas não consegui", disse Laiane.
"A minha outra menina ficou lá em cima enganchada e a amiguinha delas também ficou lá em cima pendurada".
Expectativa antes da queda

Antes de encontrar o parquinho na festa, a grande expectativa da pequena Heloísa, de 5 anos, era assistir ao show da cantora sertaneja Mari Fernandez, que se apresentaria horas depois no local.
Laiane Fernandes contou ao g1 que a família havia chegado à cidade na tarde de sexta-feira (20) e pretendia curtir a festa apenas no sábado (21). No entanto, diante da empolgação de Heloísa para ver a artista, decidiram antecipar a ida ao evento.
"Ela ficou pedindo: 'Mãe, por favor, queria ir para o show de Mari Fernandez'. E aí a gente decidiu ir pelo show, entendeu? Aí quando a gente chegou, quem estava cantando era outro cantor e ela pediu: 'Mamãe, posso brincar enquanto Maria Fernandez não canta?'.
Queda na roda-gigante
O bombeiro Manoel Hito, que atuou no resgate, informou ao g1 que as duas irmãs estavam na roda-gigante, quando uma delas colocou a perna para fora da cadeira e enganchou na engrenagem.
"No desespero, a menina se levantou da cadeira, fazendo com que a mesma rolasse pra traz. Ela perdeu o equilíbrio e caiu, se batendo na cadeira logo abaixo, e se chocou com o solo. A irmã dela também foi jogada ao chão no movimento que a cadeira fez", explicou o bombeiro, afirmando que o acidente não foi causado por problemas na roda gigante.
No entanto, segundo a mãe, a menina não conseguiu se levantar após a queda. "Quando eles pararam a roda-gigante com elas lá em cima, o brinquedo ficou instável e a cadeira delas ficou balançando até que inclinou para a frente", rebateu.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil (PC) para saber se o caso será investigado, mas informou que, até o momento, não há registro da ocorrência.
Já a Prefeitura de Ipirá afirmou que a roda-gigante passou por vistoria técnica no momento da instalação e que todos os protocolos exigidos foram cumpridos para garantir a segurança do público. Segundo a gestão municipal, o equipamento funcionou normalmente nos dias seguintes ao acidente, sábado (21) e domingo (22).

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
