icone de busca
iBahia Portal de notícias
Em Salvador

Preso novo suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete

Homem é suspeito de auxiliar no plano de execução da morte de Mãe Bernadete. Ele foi preso na terça-feira (23)

foto autor

Iamany Santos

24/07/2024 às 7:08 • Atualizada em 24/07/2024 às 8:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Um homem suspeito de auxiliar no plano de execução da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, foi preso na noite de terça-feira (23). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil (PC). O suspeito foi encontrado no bairro de Stella Maris, em Salvador.


				
					Preso novo suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete
É preso novo suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete. Foto: Divulgação

O novo preso foi identificado como Ydney Carlos dos Santos, apelidado de "Café". Ele foi encontrado por policiais do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Além disso, o suspeito integrava o Baralho do Crime, como a carta "Dama de Ouros".

Leia também:

Suspeito de participar da morte de Mãe Bernadete estava foragido

Ydney estava foragido e era procurado pela polícia. Ele figurava a lista de suspeitos de participação no crime, mas a ação penal contra ele e contra Josevan Dionísio dos Santos, que segue foragido, havia sido desmembrada. A decisão foi tomada para garantir a continuidade do processo dos outros presos.


				
					Preso novo suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete
Foto: Divulgação

Com ele foram apreendidas uma pistola com munições e porções de entorpecentes. Ainda segundo a PC, o suspeito era alvo de investigações do Denarc por integrar um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Este grupo criminoso seria chefiado por Marílio dos Santos que também é suspeito da morte da líder quilombola e está foragido.

Ydney já passou por exames de lesões e segue preso à disposição da Justiça.

Três suspeitos de participar da morte de Mãe Bernadete vão a júri popular

Três homens denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelo assassinato de Mãe Bernadete irão a júri popular. A informação foi divulgada pelo órgão na terça-feira (23). A decisão é da 1ª Vara Crime de Simões Filho. No entanto, ainda não há data definida.

Apesar de Marílio dos Santos não estar preso, o caso dele avançou na denúncia por ter representante legal, segundo pontuou o advogado dele, Fábio Menezes Ziliotti, em contato com o g1.


				
					Preso novo suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete
Três suspeitos de participar da morte de Mãe Bernadete vão a júri popular. Foto: Alan Oliveira/G1

Segundo a sentença judicial, a análise das investigações e das provas técnicas e testemunhais aponta para existência de elementos relevantes e suficientes sobre a autoria dos crimes. Os três suspeitos pelo crime compõem o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

O documento destaca também que, em “dezenas de oitivas de familiares e moradores da localidade Quilombo Pitanga dos Palmares”, foi “unânime o relato de que a vítima, fundadora e importante liderança da comunidade, era figura reconhecida pela luta referente ao assentamento, reconhecimento do quilombo e pelo combate à exploração ilegal de madeira e à prática de tráfico de drogas”.

Conforme as investigações, que foram detalhadas pelo MP-BA, os réus integram uma organização criminosa, cujo líder seria Marílio, também integrante de outra facção com atuação em Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Há ainda um sexto homem envolvido no caso, identificado como Carlos Guiodai, que foi indiciado em um inquérito separado, por ter recebido as armas após o crime e ajudado a fuga de um dos executores. Ele não está incluído nessas ações pena.

Morte de Mãe Bernadete

Mãe Bernadete foi assassinada no dia 17 de agosto de 2023, na sede da associação quilombola, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Com ela, estavam três netos, de 12, 13 e 18 anos.


				
					Preso novo suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete
Líder religiosa foi assassinada em agosto deste ano no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Foto: Reorodução/ Redes sociais

Segundo as investigações da "Operação Pacific", a líder religiosa foi alvejada com 25 tiros de arma de fogo em várias partes do corpo. Já os netos não tiveram ferimentos.

As apurações chegaram a conclusão de que Mãe Bernadete foi executada porque se posicionou de maneira firme contra a expansão do tráfico de drogas na região e contra especificamente contra a construção da barraca "Point Pitanga City".


				
					Preso novo suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete
Casa onde Mãe Bernadete foi morta, dentro do quilombo. Foto: Reprodução / TV Globo

O local, segundo a investigação, seria um ponto de venda de drogas administrado por Marílio e Ydney, edificada pelo grupo criminoso na barragem de Pitanga dos Palmares.

Além de infringir a lei pela venda dos entorpecentes, o estabelecimento teria sido construído de forma ilegal, uma vez que o local é área de preservação ambiental.

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Segurança