A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam, nesta quinta-feira (12), uma operação que cumpre 25 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de desviar verbas federais destinadas à área da saúde em Salvador.

A PF informou ao g1 que a investigação começou após a detecção de irregularidades em um contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador e uma organização social.
Leia também:
A 2ª Vara Especializada Criminal da Seção Judiciária da Bahia também determinou o bloqueio de bens, incluindo valores que somam R$ 100 milhões, imóveis e o afastamento temporário de servidores públicos de seus cargos.
A TV Bahia entrou em contato com a SMS e aguarda um posicionamento oficial sobre o caso.

Entenda as irregularidades
Segundo a Polícia Federal, o contrato investigado previa a prestação de serviços de apoio e suporte às atividades técnicas na área de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de viabilizar o acesso da população aos serviços de saúde pública do município. Ainda conforme a PF, o acordo esteve em vigor por quase dez anos, com registros de pagamentos efetuados mesmo após o término da cobertura contratual.
As ordens judiciais são cumpridas em:
- Salvador;
- Mata de São João, na região metropolitana;
- Itapetinga, no sudoeste do estado;
- Maceió, em Alagoas.
Um dos mandados foi cumprido em um apartamento situado no 8º andar de um edifício localizado na Avenida Magalhães Neto, em Salvador.
Os alvos da operação poderão responder por diversos crimes, incluindo fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, associação a organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
