icone de busca
iBahia Portal de notícias
NOTÍCIAS

Yalorixá Mãe Stella de Oxossi lança aplicativo yorùbá

Ideia do aplicativo nasceu em conversa com o doutor em comunicação e professor da UFBA, Nelson Pretto

foto autor

19/11/2015 às 20:29 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Bahia Prime Redação Bahia Prime
Reprodução
Mãe Stella de Oxossi, Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, uma das mais importantes casas de Candomblé da Bahia, autora de oito livros, idealizadora de vários projetos socioculturais como o "Ânimoteca", uma biblioteca instalada em um ônibus, que ela junto com um grupo de amigos leva cultura a periferia de Salvador. Ela é também membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a cadeira 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves.
A Doutora Honoris Causa pela UFBA inaugurou recentemente uma creche no Terreiro com um amplo espaço para que as crianças possam "brincar como antigamente". E mais, vai lançar em 2016 um aplicativo sobre a cultura afrobrasileira.
Segundo publicação do portal Extra, Mãe Stella revelou que a ideia do aplicativo nasceu em conversa com o doutor em comunicação e professor da Universidade da Bahia, Nelson Pretto. Com ampla experiência em softwares e mídias digitais, o professor Nelson incentivou e dará todo o apoio a Mãe Stella nesta nova missão.
Além das orientações de Mãe Stella, o aplicativo versará sobre o cotidiano do povo yorùbá e sobre a língua yorùbá, que ficará ao encargo do Ogan José Beniste. Beniste comentou com entusiasmo sobre o convite para participar do aplicativo e sobre as realizações de Mãe Stella. "Mãe Stella é uma Yalorixá inovadora que está sempre buscando modernas maneiras de divulgar e fortalecer a cultura afro, em particular o Candomblé. Com a idade e experiência que tem, ela não tem receio de iniciar projetos de forma arrojada. Sinto-me honrado em poder colaborar com este trabalho, que certamente trará muito proveito para a sociedade".

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias