Quem é do Sertão da Bahia com certeza já viu encenações nas quadrilhas juninas, em festas religiosas e tradições regionais. Esse tipo de manifestação cultural remonta a história das artes cênicas nessa região do estado, além de serem parte essencial da cultura local. Nesta segunda (27), dia do Teatro e do Circo , repensar o local dessas linguagens da cultura sertaneja na Bahia é ainda mais importante.
O circo, a dança, o teatro e o circo são parte das linguagens artísticas em diferentes comunidades do interior da Bahia. Espetáculos de palhaçaria se misturam a tradições religiosas e criam um diálogo com a contemporaneidade.
Leia também:
Em Senhor do Bonfim, cidade do Sertão da Bahia, a história das artes cênicas estão ligadas às linhas de trem que, por muito tempo, era o local de encontro e trocas culturais. Nesse sentido, a constituição do circo enquanto atração cultural foi essencial para a fruição artística em Senhor do Bonfim.
Para tentar resgatar essa história, o podcast Calumbi, com a temporada "Artes Cênicas na Bahia", convidou pesquisadores e especialistas de diferentes áreas para falar sobre a dança, o teatro e o circo em Senhor do Bonfim. Entre os convidados estão Eugênio Talma, mais conhecido como Geninho, que é ator, palhaço e roteirista. Também foram convidados os pesquisadores Edson Damasceno e Larissa Soares, assim como Maria Conceição Ribeiro, que promove educação artística através da religião.
Confira o episódio completo e entenda mais sobre a ligação entre as artes cênicas e as tradições em Senhor do Bonfim:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!