Muitas vezes o que é chamado de "história oficial" invisibiliza, ou simplesmente ignora, importantes contribuições para momentos históricos. Isso acontece com a narrativa da Independência da Bahia que, até hoje, não leva em consideração a contribuição de povos interioranos e indígenas na guerra que levou á expulsão dos portugueses da Bahia.
Pensando em finalmente realizar um mergulho profundo nessa faceta da batalha da independência, a produtora cultural Adriana Santana, idealizadora e apresentadora do podcast Calumbi, convidou dois historiadores para falar sobre o assunto. No segundo episódio da temporada "Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade", intitulado de "Povos indígenas e interioranos nas lutas por Independência", os autores Diego Copque e Francisco Cancela falaram sobre a participação desses grupos nesse processo em diferentes lugares do estado.
Leia também:
Autor dos livros "Do Joanes ao Jacuípe, uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais" e “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na Consolidação da Independência do Brasil”, Diego Copque falou sobre sua pesquisa e reforçou a participação de indígenas e interioranos durante o período da independência. Já Francisco Cancela, que é professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Alagoinhas, fala sobre essa atuação no extremo sul da Bahia, em seu livro "Os índios e a colonização na antiga Capitania de Porto Seguro".
O episódio é um convocação para analisar a história por diferentes pontos e entender novas perspectivas sobre os atores que participaram da independência da Bahia. Ouça o episódio completo abaixo:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!