Símbolos das comemorações da Independência do Brasil na Bahia, o Caboclo e a Cabocla transcendem a história e ressaltam características populares e religiosas deste momento. Em 2023, as comemorações de 2 de Julho fizeram aniversário de 200 anos e, na atual configuração social, as figuras destes dois seres místicos ganharam ainda mais força política.
O podcast Calumbi produziu um episódio completamente dedicado ao Caboclo e a Cabocla, na temporada Independência do Brasil na Bahia: Lutas por liberdade. Realizado em parceria com o grupo Arribá o Céu, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o episódio fala mais sobre as nuances lúdicas, históricas, sociais e políticas do Caboclo e da Cabocla.
Leia também:
Para isso, a produtora cultural Adriana Santana convidou o historiador Milton Moura, professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia e especialista História das Festas, incluindo as chamadas Festas do Caboclo e da Cabocla.
O artista visual Daniel Soto também participou do episódio. Mestrando vinculado ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA), Daniel fala sobre a Memória Gráfica do Dois de Julho.
O artista realiza o projeto de colação de lambes, espécie de poster, chamado “Julhienses Arte Urbana”. O projeto fica exibido nas vias públicas do Centro Histórico de Salvador com representações dos personagens e fatos da Guerra de Independência do Brasil na Bahia a partir de uma perspectiva popular. Escute o episódio completo abaixo:
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!