O suicídio é a quarta maior causa de morte entre adolescentes e jovens no Brasil, e dentro desse cenário, a população negra ocupa a maioria do casos. Segundo levantamento do Ministério da Saúde publicado em 2016, pretos ou pardos fazem parte de 60% das ocorrências entre pessoas de 10 a 29 anos.
Esse assunto é tema de um episódio do podcast Pele Preta Salvador, apresentado pela produtora Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana.
Leia também:
A conversa recebeu o psicólogo e analista comportamental George Barbosa, que foi convidado para falar sobre a saúde mental das pessoas pretas e como o racismo influencia nestas estatísticas.
“É comum, embora não deva ser naturalizado, que em praticamente todos os lugares o negro se sinta inadequado em determinado contexto e isso, por si só, já adoece”, disse George.
Quem também participou do programa foi a psicóloga Victória Santana, que comentou os efeitos das ações de dominação dos portugueses durante o período da escravização. "A dominação não é só do espaço, não é só uma dominação territorial, física. Acontece também no território mental, não consegue ter acesso a toda capacidade humana", afirmou.
O episódio também discutiu como a maior parte dos suicídios estão relacionados a algum transtorno mental e como o racismo pode desencadear quadros de depressão, ansiedade, insegurança e outros sofrimentos psíquicos.
“Precisamos lembrar que foram mais de 300 anos de processo escravocrata e, consequente apagamento da história e da cultura de nossos ancestrais, contra 132 anos de uma falsa liberdade para o povo preto. Portanto, fazer um resgate desses valores, pensamentos, modos de ser e estar no mundo, vem sendo um processo lento e doloroso”, afirmou Fran.
Ouça o episódio completo:
*Sob a supervisão do repórter Ícaro Lima
Aline Gama
Aline Gama
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!