icone de busca
iBahia Portal de notícias
PRETA BAHIA

Antropólogo Kabengele Munanga recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Cerimônia foi realizada durante uma sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI) nesta terça-feira (8)

foto autor

Redação iBahia

08/11/2022 às 21:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Antropólogo Kabengele Munanga recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Foto: Divulgação/UFRB

O professor, ativista da luta antirracista, intelectual e pesquisador negro, Kabengele Munanga recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nesta terça-feira (8), durante uma sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI).

A cerimônia foi realizada durante a tarde no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Campus Cachoeira/São Félix. Participaram do ato, representantes da instituição, alunos e outros integrantes do Conselho. Tudo foi transmitido on-line.

Leia também:

De acordo com a instituição, o reconhecimento é conferido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que tenham se distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das ciências, das artes, da filosofia, das letras, das culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o país ou humanidade.

Kabengele Munanga é a sexta personalidade de relevantes serviços prestados à sociedade que receberá a honraria, concedida pela UFRB. A proposta de homenagem partiu do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicada (CECULT) e destacou como mérito a trajetória pessoal e profissional pela sua contribuição aos estudos e divulgação da cultura pan-africana na Bahia, no Brasil e, também, em países africanos e no mundo.

Em maio deste ano, o cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade baiana musical pan-africana, Mateus Aleluia também recebeu o mesmo título.

Kabengele Munanga

Educador, brasileiro-congolês, pesquisador de estudos negros e afro-brasileiros, nas áreas de antropologia, direito, artes, sociologia, filosofia e das relações étnico-raciais no Brasil, Kabengele foi um dos protagonistas intelectuais no debate nacional em defesa das cotas e tem contribuição direta na consolidação das políticas públicas de promoção da equidade racial para o povo negro brasileiro.

Ele teve atuação direta nos movimentos que desembocaram na conquista coletiva da aprovação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura Afro-Brasileira na educação básica, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.   

O professor é reconhecido pelo trabalho desempenhado em inúmeras instituições, desenvolvido ao longo de seis décadas de labor, dedicação e docência, somando mais de 150 publicações de livros, capítulos e artigos científicos, que se tornaram referência em todo o mundo, como exemplo a obra "Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra".

Kabengele Munanga tem uma longa relação com a UFRB. Participou de várias atividades, seminários, como o Fórum 20 de novembro, conferências e aula inaugural. A formalização, contudo, ocorreu entre os anos de 2014 e 2019, período no qual atuou como professor visitante sênior e como colaborador nos programas de mestrado em Ciências Sociais e em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB.

Presente de todas as formas na consolidação desses programas de pós-graduação, o professor contribuiu como titular de disciplinas, palestrante, conferencista, orientou e coorientou pesquisas, sugeriu e promoveu contribuições fundamentais nos projetos pedagógicos dos cursos e dialogou com a comunidade acadêmica e o público geral do Recôncavo. 

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Preta Bahia