Um desfile de blocos afro e afoxés movimentou às ruas do Centro Histórico de Salvador, na tarde deste sábado (25). O evento integra o Salvador Capital Afro, que reuniu atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra na capital baiana.
Os cortejos começaram a partir das 14h e seguem até às 22h, com saídas do Pelourinho e da Avenida Sete de Setembro (frente à Casa d’Itália). Blocos Olodum, Ilê Ayiê, Malê Debalê, Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, A Mulherada, Didá, Bloco da Capoeira e Araketu estão na programação.
Leia também:
Segundo informações da Prefeitura de Salvador são 11 bandas percussivas desfilando pelo chão, sem cordas, com trios elétricos ou pranchões. Do Pelourinho sairão ainda um cortejo de 100 baianas.
Carnaval fora de época
Como acontece na folia momesca, a programação prevê um encontro de trios na Praça Castro Alves. O primeiro encontro foi com os Filhos de Gandhy e o Cortejo Afro.
Os blocos Didá e Malê Debalê também farão a festa conjuntamente na Praça Castro Alves, seguido de Olodum, Ilê Aiyê e Muzenza. Para finalizar a programação do dia, o local ainda contará com o After Batekoo.
“Salvador quer mostrar com orgulho a riqueza de seu povo, dessa história e cultura negra. Os grupos já desfilam no Carnaval e em outros momentos, mas nada mais justo e gratificante do que fazer com que isso ocorra no mês da Consciência Negra e do movimento Salvador Capital Afro”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.
Veja abaixo como foi o desfile
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!