icone de busca
iBahia Portal de notícias
Celebração

Salvador tem programação especial em comemoração ao Dia da África

Evento marca a data na cidade e no estado

foto autor

Redação iBahia

24/05/2023 às 19:44 • Atualizada em 24/05/2023 às 21:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Salvador tem programação especial em comemoração ao Dia da África
Foto: Reprodução / UNEB

O Dia da África, celebrado nesta quinta-feira (25), terá programação especial em Salvador. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico (Leafro), irá realizar diversas atividades em celebração ao dia, na capital baiana e em Itaberaba e Salvador. A programação começou nesta quarta (24) e segue até 30 de maio.

CORREÇÃO: O lançamento da Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial, que contaria com a presença das ministras da Igualdade Racial, Aniele Franco e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi cancelado no final da noite desta quarta-feira (24). A informação foi corrigida no portal às 21h46, após confirmação da assessoria da Secretaria da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), responsável pelo evento.

Leia também:

A programação concentra-se em torno do Seminário Dia da África na UNEB, cuja parte inicial acontece nos dois primeiros dias das ações, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIII da universidade, em Itaberaba, ao qual está vinculado o Leafro.

Em uma parceria entre o Leafro e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGAfin), o grupo de pesquisa Lab Koringoma (artes musicais africanas e da diáspora africana) e o Centro de Estudos dos Povos Afro-índio-americanos (Cepaia), todos da Uneb, a programação tem continuidade em Salvador nos dias seguintes.

Entre outras atividades, estão agendados mesas, conferências, oficinas, exposições de arte e o lançamento dos livros Sons de África e da diáspora atlântica, organizado pelos professores Josivaldo Oliveira (Leafro) e Andréa Adour (UFRJ), e Do samba ao funk do Jorjão, do pesquisador Spirito Santo, que também fará conferência e irá ministrar o minicurso “História e presença das musicalidades centro-africanas no Brasil”.

O evento é aberto. O objetivo da iniciativa é refletir sobre a experiência histórica e cultural da África e de suas diásporas para o Brasil, fortalecendo rede de pesquisadores de diferentes regiões e instituições.

As inscrições no minicurso “História e presença das musicalidades centro-africanas no Brasil”, de Spirito Santo, é feito na internet.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Preta Bahia