Quem passa pela orla de Salvador com frequência já deve ter notado o aumento do número de mudas de coqueiros plantados, sobretudo, nos canteiros e em pontos como o Jardim de Allah e o Jardim dos Namorados, na Avenida Otávio Mangabeira. A mudança faz parte de um projeto de arborização criado pela prefeitura. Em entrevista ao iBahia, André Fraga, gestor da Secretaria Cidade Sustentável explicou detalhes da intervenção e quais os planos para melhorar a arborização da cidade pelos próximos anos.
"Já plantamos 30 mil árvores até o final de 2014. Temos uma meta e o nosso planejamento estratégico inclui plantar 100 mil árvores até 2016", disse Fraga. Questionado a respeito dos critérios para escolher locais que receberão as mudas, Fraga alertou para a estrutura da cidade. "Por enquanto, escolhemos os lugares que possam receber árvores. Temos um problema muito grande em Salvador: escolheu-se plantar uma série de espécies que a médio e longo prazo apresentam problemas. A exemplo do ficus e da amendoeira que são espécies inadequadas porque as raízes são muito agressivas. Ou elas vão levantar as calçadas, o que vai prejudicar idosos e cadeirantes, ou vão atingir a fiação da rede elétrica. São espécies que vão em busca de água e comprometem a tubulação", explica.
Ainda de acordo com o secretário, a opção em plantar espécies de plantas em canteiros está relacionada à estrutura das calçadas de Salvador que, segundo ele, são em sua maioria muito estreitas. Fraga disse que o projeto da prefeitura "Eu curto meu passeio" funciona em parceria entre a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Secretaria Cidade Sustentável e pretende estimular o plantio de novas mudas. A retirada de árvores, algumas até centenárias, também foi discutida com o secretário que apontou a importância dos estudos técnicos. "A arborização urbana tem hoje tem uma ciência própria e o cidadão desconhece os motivos. As pessoas acreditam que a prefeitura está tirando árvore por tirar e não é isso. Temos engenheiros, tem todo um estudo técnico. Árvores, como animais e pessoas, adoecem...têm fungos, bactérias precisam de cuidados. Há quase 10 anos, infelizmente, os dados cartográficos da cidade estavam desorganizados. Não tínhamos índices de arborização", lamenta.
A recuperação de espécies da Mata Atlântica de Salvador também estão inclusas no planejamento da pasta que até o final de março deve divulgar um projeto de recuperação desse tipo de vegetação em parceria com o grupo "SOS Mata Atlântica".
Mudas de coqueiros foram plantadas no Jardim dos Namorados |
Avenida Magalhães Neto também recebeu mudas do projeto |
Jardim de Allah, na Av. Otávio Mangabeira |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade