As estações monitoradas pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) registraram, acumulados significativos de chuvas que superam os 60 mm, com picos de chuva superior a 25 mm/h, em Salvador. Os dados, atualizados pela Cemadec às 14h30, são referente as últimas 24 horas na capital baiana.
Os maiores acumulados de chuva foram registrados nas estações de Sussuarana (65,8 mm), São Rafael (60,2 mm) e Sete de Abril - Bosque Real (59,0 mm). Vale destacar que os maiores picos de chuva em uma hora ocorreram em São Rafael (26,2 mm/h); Alto do Cabrito (26,0 mm/h), Sussuarana (25,0 mm/h), Sete de Abril – Bosque Real (24,6 mm/h) e CAB (23,9 mm/h).
Leia também:
As chuvas na capital baiana ocorreram devido à atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) próximo a costa do Nordeste que intensificou os ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico sobre Salvador.
Devido ao cenário de risco, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou, por volta de 8h desta quinta (8), a sirene na comunidade de Bosque Real, em Sete de Abril.
As equipes de evacuação da Codesal orientaram os moradores a deixarem suas casas e se dirigirem para um local seguro ou para o abrigo provisório instalado na Escola Municipal Novo Marotinho, onde as equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed) estão de prontidão para acolher os moradores.
Nesta quinta, também foram registrados deslizamentos de terra no bairro de Sete de Abril. Ao todo foram evacuados 15 moradores, sendo que sete de uma área da Rua Boa Paz, em Sete de Abril, onde ocorreu um deslizamento de terra na Rua Boa Paz, onde equipe da Codesal realizou vistoria e interditou o imóvel e encaminou os moradores ao abrigo provisório.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!