icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Alunos montam "varal solidário" e doam roupas

O varal montado pelos alunos da Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva faz parte da campanha Inverno Quentinho

foto autor

20/06/2015 às 11:43 • Atualizada em 28/08/2022 às 5:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Quem for até o Campo do Bariri, na Santa Cruz, e depois descer a ladeira da Rua do Futuro vai encontrar uma parede branca repleta de roupas. Não, nenhum morador resolveu secar as peças fora de casa. Cada roupa pendurada traz a frase: “se precisa, leve!”. O varal, montado na sexta-feira (19) pelos alunos da Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva, faz parte da campanha Inverno Quentinho.
A ideia surgiu através da diretora Roseny Oliveira. “Queríamos transmitir para as crianças o cuidado com o outro. Muitas pessoas do bairro não têm condições de comprar agasalho para o período mais frio do ano”, explicou.A campanha foi lançada no dia da festa de São João da escola. Logo após as atividades de teatro e dança, as crianças foram pendurar algumas das 400 peças, arrecadadas em duas semanas por professores e policiais da Base Comunitária de Segurança da Santa Cruz (BCS), vizinha da escola.
“Acredito no poder da educação. Por isso é muito importante dar apoio ao projeto das crianças. É um meio de multiplicar boas ideias e de transformar a comunidade”, disse a comandante da BCS, capitã Sheila Barbosa. Enquanto as crianças penduravam as roupas em um dos lados do muro da escola, na outra extremidade, diversas marcas de tiros comprovavam a presença da violência no bairro.
A unidade de ensino se encontra na entrada das regiões do Boqueirão e Areal. As duas áreas têm histórico de disputas do tráfico de drogas. A escola tem 248 alunos. Há sete anos, eram 75. “A comunidade era descrente com essa escola. Fizemos reuniões com as famílias e fomos de porta em porta para conversar e convencer os pais de que seria seguro para as crianças estudar aqui”, lembra a diretora Roseny.
Morador da Santa Cruz desde criança, Pedro José dos Santos, 62, encontrou uma roupa para passar o São João na tarde de ontem. O filho e um dos 22 netos também serão presenteados por ele com roupas da campanha. “Gostei muito. Tem coisa nova e boa. A notícia já se espalhou pelo bairro e tem muita gente vindo pra cá. A campanha vai até setembro. Quem tiver interesse em realizar doações pode ligar para a BCS pelo telefone (71) 8787-5226 ou para a direção da escola no (71) 8304-5665.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador