icone de busca
iBahia Portal de notícias
Entenda

Banco é condenado a indenizar cliente que caiu no 'golpe do pix'

Golpe foi aplicado pelas redes sociais; caso aconteceu em Salvador

foto autor

Redação iBahia

08/08/2023 às 16:41 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Banco é condenado a indenizar cliente que caiu no 'golpe do pix'
Foto: Alan Oliveira/iBahia

O banco Bradesco foi condenado a indenizar cliente de Salvador, que perdeu R$10 mil ao sofrer um "golpe do PIX" pelas redes sociais. A instituição financeira deverá pagar R$14 mil ao cliente. De acordo com o g1, a Justiça entendeu que houve inércia do banco na situação.

A cliente fez três transferências bancárias para um estelionatário e logo em seguida pereceu ter sido vítima de um golpe. A mulher entrou em contato com o Bradesco, pediu para que o banco bloqueasse as transações, mas o pedido não foi atendido.

Leia também:

Com isso, a mulher entrou com uma ação na Justiça e pediu indenização por danos morais e materiais. O banco acusou ter agido corretamente, poque a responsabilidade seria da própria cliente, mas não conseguiu provar a alegação.

Segundo o g1 Bahia, a Justiça se baseou em uma súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que afirma que as instituições financeiras devem responder por danos gerados por fraudes e delitos praticados por terceiros, em operações bancárias.

Além disso, para a Justiça, se há risco de fraudes e delitos em operações bancárias, significa que há falha do banco no dever de segurança esperado pelos clientes. Isso é responsabilidade das instituições financeiras, que deve impedir que estelionatários consigam abrir contas bancárias com finalidade criminosa.

O advogado da cliente do Bradesco, Luiz Vasconcelos, defendeu ainda que é responsabilidade da instituição identificar transações diferentes do normal.

Ao g1, ele explicou que o banco tem obrigação de identificar suspeitos e entrar em contato para saber a procedência do tipo de ordem do pagamento.

O Bradesco recorreu da primeira condenação, e a mesma decisão foi mantida pela Justiça. A sentença já transitou em julgado, portanto não é possível que o banco recorra novamente. O banco ainda não se posicionou sobre o caso.

O que fazer em caso de golpe

O advogado indicou o que deve ser feito caso outras pessoas caiam no mesmo tipo de golpe.

"Ao perceber que foi vítima desse golpe, o cliente deve abrir imediatamente uma reclamação com a sua instituição financeira e solicitar o bloqueio daquele lançamento. Em seguida, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência e buscar todos os contatos possíveis com o seu banco para encontrar uma solução, sempre registrando as ligações, protocolos e, caso haja uma negativa do banco, o consumidor poderá buscar outras providências através dos órgãos de proteção ou por meio de um profissional de sua confiança.", explicou.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador