icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Bruno Reis cita 'colapso' ao falar sobre transporte público

PL que prevê auxílio do governo federal os municípios ainda precisa ser aprovado pela Câmara

foto autor

Redação iBahia

22/03/2022 às 12:16 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Bruno Reis voltou a falar sobre a falta de subsídio para o transporte público por parte do Governo Federal. Sem o dinheiro, o prefeito de Salvador afirmou que o sistema de transporte da capital baiana está próximo ao colapso.

"Estamos próximos de um colapso, esperamos que o subsídio possa sair. Minha próxima reunião é com o secretário da mobilidade para tratar o transporte público. Se o subsídio não sair, o reajuste terá que ser dado e isso vai causar problema em todo país", disse o prefeito. O PL que prevê o subsídio do transporte foi encaminhado à Câmara, mas ainda não entrou na pauta de votação.

O projeto de lei que que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami) aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. No entanto, o PL ainda não entrou na pauta de votação da Casa. O texto já foi aprovado no Senado.

Além do subsídio, Bruno Reis também pediu que o governo do estado reduza o ICMS do diesel.

"Duas medidas têm que acontecer: o subsídio federal e também, mais do que nunca, é necessária a redução do ICMS do transporte público. Defendemos que os estados façam sua parte. Não há mais estímulo fiscal que a prefeitura possa fazer. O estado aumentou 38% com a arrecadação do ICMS, há margem orçamentária para esse estímulo fiscal", pontuou.

Segundo o prefeito, atualmente a prefeitura está "resistindo". "Não há mais como a prefeitura subsidiar o transporte público. Aguardo essa aprovação do congresso. E quanto mais tempo demora para dar o reajuste, mais alto será".

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google notícias.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador